Peugeot 408 é agora um fastback – que mudança!
Depois de vários teasers ao longo dos últimos meses e de várias imagens do Peugeot 408 camuflado, a Peugeot faz assim o lançamento completo do novo fastback.
O novo modelo a “vestir” o emblema da cabeça de um leão redesenhado da marca francesa entra para o mercado com um design completamente inovador.
As anteriores gerações do Peugeot 408 eram versões alongadas do Peugeot 308, convertendo o hatchback num saloon, mas agora a Peugeot re-imaginou o conhecido modelo para ganhar alguma altura ao chão, ficando mais próximo do mercado dos SUV’s mas mantendo uma silhueta remanescente do anterior modelo.
Novo Design do Peugeot 408
Notamos agora um design e postura notoriamente felinos e utilizando a tecnologia Matrix LED, permite a utilização de faróis muito finos mas com alta eficiência num formato de presas, que contribuem ainda mais para o aspeto felino.
Podemos também ver um recorte invertido do para-choques traseiro, diferente daquilo que temos visto em outros modelos da Peugeot até agora mas que contribui para um visual dinâmico.
Encontramos também umas jantes diferentes do normal, com 20 polegadas e um design que promete chamar a atenção.
A nível de dimensões, o Peugeot 408 tem um comprimento de 4,69 metros, com base numa distância longa entre eixos de 2,79 m e 188 milímetros de espaço para as pernas para os passageiros traseiros.
Na bagageira, as dimensões também impressionam, contando com 536 litros de capacidade, podendo chegar aos 1611 litros com os bancos rebatidos.
O Peugeot 408 estará disponível em seis cores diferentes – Azul Obsession (cor única para o lançamento do 408), o Cinzento Titanium, o Cinzento Artense, o Vermelho Elixir, o Branco Pearl e o Preto Perla Nera.
Tecnologia impressionante e um interior moderno
É também no interior que a Peugeot tem focado muito dos seus esforços e também na tecnologia de assistência ao condutor.
O Peugeot 408 faz então uso de seis câmaras e nove radares para proporcionar sistemas como Cruise Control Adaptativo com Stop and Go, Visão Noturna, Vigilância de Ângulo Morto de longo alcance e ainda Alerta de Tráfego Traseiro que nas manobras mais complicadas avisa o condutor de possíveis perigos na retaguarda do veículo.
Encontramos também o já conhecido PEUGEOT i-Cockpit, que faz uso de um volante compacto e que é agora complementado por um novo sistema de infotainment, o PEUGEOT i-Connect.
Assim, encontramos agora um painel de instrumentos digital de 10 polegadas, totalmente configurável e com várias opções de visualização (como a opção de ter a navegação, a rádio/media ou as ajudas à condução em display no painel).
Acompanhando o painel de instrumentos, vem também um ecrã tátil central de 10 polegadas, com um funcionamento rápido e semelhante a um smartphone na utilização de widgets configuráveis.
Terá também um sistema de navegação da marca TomTom e comandos de reconhecimento de voz em linguagem natural – o “OK PEUGEOT”.
Por fim, numa parceria com a Focal, uma conhecida marca francesa especializada em áudio, a Peugeot oferece no 408 uma experiência de áudio que prometem ser sensacional.
Quais serão as motorizações disponíveis para o Peugeot 408?
O novo Peugeot 408, numa primeira fase, será propulsionado por duas versões híbridas recarregáveis com 180 e 225 cavalos. As duas versões fazem uso de um motor elétrico com 110 cavalos no eixo da frente para a sua função híbrida.
Adicionalmente, terá também uma versão apenas a gasolina com 130 cavalos e todas as motorizações farão utilização da caixa de 8 velocidades automática da Peugeot, a EAT8.
Futuramente, será ainda lançado um Peugeot 408 totalmente elétrico.
Capacidade das baterias nas versões plug-in
A bateria em ambas as versões híbridas terá uma capacidade de 12,4 kWh e demora 1,55h a ser carregada numa WallBox de 32A com um carregador de 7,4 kW, 3h50 numa tomada reforçada de 14A com carregador de 3,7 kW ou ainda 7h numa tomada doméstica normal de 8A com o mesmo carregador.
Não conhecemos ainda as figuras de autonomia prometidas pela marca francesa.
De destacar ainda que a Peugeot oferece uma garantia para a bateria, através do PEUGEOT Easy-care, de 8 anos ou 160.000 km.
Quando podemos esperar a chegada do novo Peugeot 408?
Podemos esperar os primeiros Peugeot 408 no mercado no início do próximo ano e não sabemos ainda os preços das diferentes versões.
Parece-nos que será um carro elegante, seguindo a receita de sucesso que propulsionou a Peugeot para o topo do mercado nos últimos anos em Portugal e aguardamos com grande expectativa a sua chegada ao mercado nacional!