Kimera Evo37 uma lenda de WRC renascida com 500cv

Kimera Automobili a equipa italiana de desporto automóvel que revelou uma versão atual e bastante moderna de um dos carros de rally que mais sucesso e paixão despertou em todos nós, o Lancia 037.

Kimera

O Evo37 é baseado no temível candidato ao Campeonato Mundial de Rally (WRC) com motor central, que é lembrado por ser o último carro com tração traseira a vencer um campeonato de WRC.

Kimera

O projeto foi concluído com contribuições de fornecedores e engenheiros que também trabalharam no carro original da Lancia, incluindo os engenheiros Sergio Limone e Vittorio Roberti e o bicampeão do WRC Miki Biasion.

Como o 037, o Evo37 é baseado na parte central do chassi de um Lancia Beta Montecarlo, com novas seções tubulares adicionadas na frente e na traseira.

Kimera

O chassi foi completamente modificado com novos amortecedores ajustáveis da Öhlins, travões Brembo modernos e equipado com pneus Pirelli. Ainda não foi confirmado o peso final da recreação, mas a Kimera afirma ter uma relação peso/potência de 1 cv/2 kg, sugerindo que inclina a balança em cerca de uma tonelada.

Com os aprimoramentos dinâmicos vem também a potência aumentou, sendo que o total ultrapassa o dobro do 037 Stradale.

O motor é baseado no bloco de competição original da altura, mas com um pacote de modificações realizadas sob a supervisão de Claudio Lombardi, o famoso engenheiro italiano que supervisionou o programa de desporto motorizado da Lancia na década de 1980.

Kimera

A Kimera afirma que terá cerca de 498cv e 550nm da unidade de quatro cilindros turboalimentada, que – embora os números de desempenho ainda não tenham sido detalhados – devem ser o suficiente para catapultar o Evo37 dos 0-100 km/h em cerca de 4,0 segundos.

O design geral permanece fiel ao original, mas os ajustes visuais incluem um novo conjunto de rodas de estilo rally e um design subtilmente atualizado para os distintos faróis quádruplos – agora equipados com LED.

Kimera

O capô e o deck traseiro também foram redesenhados, enquanto as saliências em cada extremidade foram ligeiramente encurtadas.

Por dentro, fibra de carbono exposta e estofamento de Alcântara destacam o Evo37 do original dos anos 1980, mas os detalhes da sua herança de rally incluem um travão de mão hidráulico, um painel de instrumentos analógico e um arnês de corrida de quatro pontos.

Kimera

Kimera vai construir 37 exemplares do carro restaurado, com preços a partir de 480 000€ e 11 exemplares já se encontram vendidos.

 O carro fará sua estreia pública no Goodwood Festival of Speed em julho, antes que as entregas aos clientes sejam iniciadas em setembro.

Artigo de Filipe Duque.

2 thoughts on “Kimera Evo37 uma lenda de WRC renascida com 500cv

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *