O Ford Bronco está de regresso

Este ícone americano regressa para rivalizar modelos como o Land Rover Defender ou o Jeep Wrangler. O modelo apresenta-se como um verdadeiro 4×4 mas oferece a variante Bronco Sport mais focada para estrada.
O Ford Bronco foi produzido desde 1965 até 1996 onde encerrou produção com a quinta geração que se apresentava como um Full-Size SUV, baseando a plataforma na conhecida Ford F-150. Actualmente a sexta geração do modelo, 24 anos depois, recorre à plataforma da nova pick-up Ranger, o que nos parâmetros actuais o torna um SUV de tamanho médio.

Disponível com a configuração de duas ou quatro portas o modelo conta com painéis que podem ser removidos, o que permite uma experiência ao ar livre. No caso da versão de quatro portas esses painéis podem ser guardados na bagageira dentro de umas capas protectoras. O seu design relembra a primeira geração de 1965, linhas rectas, faróis redondos na frente e verticais na traseira.

A nível de motor conta com o conhecido bloco de 2.3 litros EcoBoost, que pode ser encontrado em variados modelos Ford, capaz de desenvolver 270 cavalos. Nesta configuração o modelo recebe uma caixa de velocidades manual de sete relações, onde existe uma mudança com um pequeno “C” correspondente à “creeper gear”, uma mudança redutora apropriada para situações mais exigentes.

Fica também disponível um bloco V6 Ecoboost de 2.7 litros a gasolina que produz cerca de 310 cavalos. Nesta configuração o modelo recebe uma caixa automática de 10 relações.
Apesar de contar com a plataforma da Ford Ranger existem algumas alterações no Bronco que demonstram a preocupação em ultrapassar obstáculos mais difíceis. Na frente a suspensão é independente com um eixo rígido e molas, na traseira o modelo acomoda uma suspensão de cinco braços. A lista de extras é muito extensa mas o destaque vai para a barra estabilizadora hidráulica semi-activa, amortecedores de longo curso Bilstein ou os vários sistemas de tracção integral disponíveis.

Apesar de partilharem o mesmo nome e serem esteticamente idênticos, as diferenças entre o Bronco normal e o Sport são várias. A versão Sport também equipa motores a gasolina Ecoboost mas de 1.5 litros com 182 cavalos e de 2.0 litros com 245 cavalos, sedo que os dois contam com uma caixa automática de oito velocidades. A sua plataforma é a mesma utilizada nos novos SUV’s da marca como o Kuga, onde se vê que a proposta do modelo se altera em relação ao Bronco normal.
Ainda que não seja o seu propósito o modelo vem equipado de série com tracção integral toda uma gama de dispositivos electrónicos que o auxiliam em percursos fora de estrada. O topo de linha do Bronco Sport chega mesmo a equipar um bloqueio do diferencial traseiro.

Para os amantes do off-road a Ford conseguiu voltar a dar vida a um modelo que se apresenta na ficha técnica mais capaz que os concorrentes directos. No mercado norte americano o modelo já está disponível para encomenda e o seu valor base começa aproximadamente nos 26 000 euros, o mesmo que o Wrangler base. Para o continente europeu este modelo ainda não foi confirmado devido a questões relacionadas com as emissões de CO2.