Kia Ceed recebe nova tecnologia Mild Hybrid
A forte aposta na electrificação de todos os modelos por parte da Kia é visível e desta vez foi o Ceed que se tornou um semi-híbrido. A marca aproveitou ainda para lançar a nova caixa de velocidades inteligente.
A gama Ceed recebe assim este sistema que combina a propulsão de um motor a diesel e um sistema eléctrico de 48V. Designados por EcoDynamics estes MHEV estendem-se desde o modelo hatchback até ao pequeno crossover XCeed.
A nível de motor conta com um bloco de 1.6 litros turbo diesel e o sistema eléctrico de 48V, de 115 ou 136 cavalos. Esta unidade motriz foi emprestada pelo SUV de sucesso coreano, Sportage.
A Kia afirma que o sistema Mild Hybrid 48V combinado com as plataformas do Ceed garante consumos pouco elevados, na casa dos 3,7 e 4,4 l/100 km e emissões reduzidas entre as 96 e as 114 g/km de CO2.
Outra das novidades da marca foi a estreia da caixa de velocidades manual inteligente “clutch-by-wire” que garante consumos ainda mais baixos quando comparada ao sistema automático ou manual tradicional nos modelos semi-híbridos.
O sistema iMT (Intelligent Manual Transmission) consiste num comando totalmente electrónico da embraiagem, o carro continua a ser totalmente manual mas o que acciona a embraiagem passa a ser um dispositivo electrónico. Este sistema eléctrico também actua sempre que o automóvel se apercebe que não necessita de aceleração para manter a velocidade. Isto enquanto circula a velocidades inferiores a 125 km/h, onde o motor é ligado automaticamente sempre que um comando de acelerador ou embraiagem é accionado.
A marca afirma ainda que este sistema consegue reduzir as emissões de CO2 em cerca de 3% em condições de utilização real. O último destaque segue para a famosa garantia geral de 7 anos ou 150 000 km todos os modelos recebem, incluindo os novos EcoDynamics+.