Novo Ford Kuga, mais motores e mais tecnologia

Como referiu Stuart Rowley, Presidente da Ford Europa, “O novo Kuga é, até agora, o nosso melhor exemplo da nossa abordagem de design centrada no ser humano. Foi desenvolvido em estreita colaboração com os clientes SUV, de forma a oferecer um estilo distinto, um leque de opções de motorização sem precedentes, um conforto premium e as mais avançadas tecnologias que facilitam a vida aos proprietários, dentro e fora do carro.”

Relativamente ao seu antecessor o novo Kuga aumentou o tamanho, mais largo e mais comprido, apresentando mais espaço no interior para os seus ocupantes, e diminuiu o peso num total de 80 quilos, tornando-se mais ágil. A plataforma deriva do novo Ford Focus, uma estreia no segmento dos SUV da marca. Torna-se assim um rival de modelos como o Mazda CX-5, VW Tiguan ou ainda o conhecido do segmento Nissan Qashqai.

O novo Kuga marca por uma vasta e abrangente gama de motorizações, que inclui as variantes Kuga Plug-In Hybrid, (PHEV), Kuga EcoBlue Hybrid (mild-hybrid) e Kuga Hybrid (full-hybrid). Como seria de esperar também estão disponíveis opções com motores mais tradicionais como a versão diesel EcoBlue, de 2,0 litros com 190cv e 1,5 litros de 120cv e ainda a versão a gasolina EcoBoost que conta com um motor de 1,5 litros três cilindros de 120 ou 150cv.

Consoante a motorização escolhida é ainda possível obter uma nova nova caixa automática inteligente de oito velocidades, em vez da mais tradicional caixa manual de 6 velocidades.

Destaque agora para as versões electrificadas do modelo. O novo Kuga Plug-In Hybrid combina um motor a gasolina de 2,5 litros e quatro cilindros, um motor eléctrico auxiliado de um gerador, e uma bateria com uma potência máxima de 225 CV. O modelo conta ainda com uma autonomia 100% eléctrica de 72 km e consumos na casa dos 1,2 – 1,4 l/100 km. A bateria pode ser carregada de duas maneiras, de forma automática em andamento, recorrendo à tecnologia de carga regenerativa que recolhe a energia perdida durante as travagens e utilizando uma ficha integrada no pára-choques dianteiro. Para carregar totalmente a bateria através de um ponto de electricidade externo de 230 V, são necessárias menos de 6 horas

O novo Kuga EcoBlue Hybrid vem dar força ao motor diesel Ford EcoBlue de 2,0 litros com 150 CV melhorando os consumos. A tecnologia mild-hybrid emprega um sistema integrado de motor de arranque /gerador, comandado por correia (BISG: Belt-driven Integrated Starter/Generator), que substitui o alternador convencional e permite a recuperação e armazenamento da energia durante as desacelerações, e assegura a carga do pack de baterias de 48 V.

O Kuga Hybrid utiliza um conjunto auto-suficiente 100% híbrido (carregando-se de forma autónoma), que permite uma condução puramente eléctrica, e combina um motor a gasolina de 2,5 litros com uma transmissão automática de distribuição de potência. O Kuga Hybrid estará disponível com tracção dianteira e tracção integral inteligente Ford. Os consumos previstos são de 5,6 l/100 km com emissões de 130 g/km CO2. Este modelo estará disponível para encomenda a partir do final deste ano.

Por dentro o novo Kuga segue a nova linha Ford. O destaque vai para o painel de instrumentos digital com 12,3 polegadas, bem como o ecrã táctil de 8 polegadas e ainda o carregador sem fios. Os bancos apresentam mais espaço, especialmente os traseiros, reflexo do aumento de tamanho do modelo.

Em termos de conforto e segurança o modelo conta com vários dispositivos. O reconhecimento de sinais de trânsito, o cruise control adaptativo, a detecção do ângulo morto e o sistema de pré-colisão da Ford com detecção de peões e ciclistas são alguns dos sistemas que o novo Kuga integra.

O novo Kuga já se encontra disponível para venda em Portugal, relativamente aos seus valores a gama de entrada do modelo é o Ford Kuga 1.5 EcoBoost de 120 cv com o preço a começar nos 31 923 euros, por pouco mais de 3500 euros surge a verão de entrada Diesel, com o motor 1.5 TDCI EcoBlue de 120 cv (35 505 euros).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *