O novo GR Corolla já chegou e não veio para brincar!
Ao longo da última semana a Toyota abanou o mundo automóvel com o lançamento do novo GR Corolla e veio trazer de volta a nostalgia dos anos 90 que todos estávamos à espera!

Com cada carro icónico que temos visto nos últimos tempos a ser despido da sua linhagem desportiva para dar lugar a um novo SUV, a esperança começava a morrer para os verdadeiros amantes dos automóveis.

No entanto, a Toyota aparenta estar a rumar no sentido contrário e lançou esta semana mais um carro que fez parar a Internet, o mundo jornalístico e os entusiastas – depois do lançamento do GR Yaris foi a vez de anunciarem o GR Corolla, completando a “tríade” de desportivos para o mercado Norte-Americano, juntamente com o GR86 e o GR Supra.
Tivemos assim a oportunidade de conhecer mais um carro de Rally para a estrada que vem seguir a receita de sucesso e dar aos seus clientes exatamente aquilo que estes pediram à marca.

O novo GR Corolla vem equipado com um motor turbinado de três cilindros com 1.6 L de capacidade a produzir 304 cv de potência e 370 Nm de binário, sendo atualmente o único carro de produção que consegue extrair 100 cvs de potência por cilindro!
Ainda de destacar que ao contrário da tendência atual do mercado automóvel, particularmente no mercado Norte Americano, o GR Corolla virá apenas equipado com uma caixa de 6 velocidades manual, para já sem opção de caixa automática oferecida.

Juntando este motor ao sistema de tração integral desenvolvido pela Toyota, o GR-FOUR 4WD dá ao condutor a opção entre diferentes modos de distribuição da tração consoante o tipo de condução que deseje e ao contrário do GR Yaris, este sistema está agora separado do seletor do Modo de Condução que controla separadamente a resposta do acelerador e a rigidez da direção.

O GR Corolla conta ainda com uma nova grelha frontal mais agressiva, quartelas alargadas, um difusor traseiro que engloba o novo sistema de escape deste modelo com três saídas de escape num estilo diferente daquilo que temos visto pela Toyota até agora, com uma saída mais larga no meio e duas circulares nas extremidades.

Haverá ainda uma versão especial limitada que se chamará Circuit Edition e que contará com diferenciais Torsen auto-blocantes nos dois eixos, um volante Especial GR, um quadrante específico para esta edição e no exterior um capô com entradas de ar e uma bossa, um painel do tejadilho em carbono forjado, jantes especiais de 18 polegadas e um spoiler enorme que imediatamente nos transporta para os especiais de homologação do antigamente!
O GR Corolla é oferecido apenas com quatro opções de cores – o branco, o vermelho, o preto e um cinzento mate que apenas será oferecido na Circuit Edition. Ficamos com esperança que no futuro venha a ser oferecido o Azul que equipa o Corolla normal, uma cor bonita e que ficaria muito bem emparelhada com o GR Corolla.

A Toyota conseguiu manter o GR Corolla com 1475 kg, o que fez deste carro mais leve do que alguns dos seus concorrentes – o novo Subaru WRX, o Volkswagen Golf R e o Ford Focus RS. Dentro da categoria dos hot hatches, o Honda Civic Type-R continua a ser mais leve e ligeiramente mais potente mas com apenas tração dianteira será uma batalha que será muito interessante de acompanhar quando tivermos oportunidade de os colocar aos dois num circuito.

Numa altura em que parece que muitas marcas deixaram de ter uma visão daquilo que é a identidade da marca e fizeram a transição para uma visão orientada exclusivamente por dados de grupos de estudo de consumidores de empresas de marketing, este novo GR Corolla, em conjunto com o GR Yaris, o GR86 e o GR Supra vêm trazer uma lufada de ar fresco a um preço acessível para muitos entusiastas que procuravam algo moderno mas semelhante às lendas dos anos 90.