Toyota GR Corolla vai ser lançado em meados de 2022

Com Toyota GR Yaris a ser tão procurado e a ter tanto sucesso em todos os mercados em que está a ser introduzido, a Toyota está agora a pôr a sua atenção para outros modelos com o selo GR mais rápido. A notícia é que o GR Corolla é o próximo da fila, a ser desenvolvido a tempo de ser revelado em meados de 2022.

Diz-se que também terá os mesmos componentes mecânicos do seu irmão mais novo. Isso inclui o motor G16E-GTS de três cilindros turboalimentado de 1,6 litros do GR Yaris que produz 272 cv às 6.500 rpm e 370 Nm de torque entre as 3.000 e 4.600 rpm, além de uma caixa de velocidades manual de seis velocidades.

Melhor ainda, o Corolla também está definido para herdar o sistema de tração nas quatro rodas, que é capaz de enviar até 70% do torque para as rodas traseiras. Apesar disso, espera-se que o GR Corolla seja mais adulto e menos hardcore do que o Yaris, com um chassi mais ajustado para as estradas do que para etapas de rally.

Considerando que o GR Yaris utiliza uma carroceria de três portas sob medida para homologar um design mais aerodinâmico para o Campeonato Mundial de Rally (WRC) e adicionar suspensão double wishbone na parte traseira para caber no sistema AWD – o Corolla terá uma carroceria de cinco portas.

Mesmo assim, o modelo GR terá alguns ajustes visuais significativos para diferenciá-lo do Corolla convencional. O carro será 20 mm mais largo, graças aos para-lamas alongados que provavelmente abrigarão pneus mais largos e também será 10 mm mais baixo.

Os fãs das carrinhas também ficarão satisfeitos em saber que a versão longroof, o Corolla Touring, também receberá o tratamento GR com os mesmos adendos de desempenho. Esse carro irá ser apresentado como uma espécie de sucessor do relativamente popular Caldina GT-Four, com fontes a dizer que irá ser referido como o “Corolla GT-Four” internamente.

Portanto, se o Corolla vai compartilhar o mesmo hardware do Yaris, porque está a demorar tanto? Aparentemente, a Toyota Gazoo Racing estava a apressar para colocar o GR Yaris no mercado, então deu prioridade aquele carro primeiro. O motor G16E-GTS também é um motor bastante especializado, exigindo trabalhadores qualificados dedicados para certos processos de fabricação, portanto, aumentar a produção é um pouco difícil. As imagens e histórias prometem agora veremos se passam mesmo para a realidade e se terá o mesmo sucesso que o GR Yaris.

Artigo de Filipe Duque

Por falar em GR Yaris…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *