Levámos o Toyota GR Supra com caixa manual para a pista!
A Toyota finalmente cedeu e decidiu dar a todos os entusiastas dos carros desportivos, todo o prazer de uma caixa manual com o novo Toyota GR Supra – veja aqui como se portou em pista!
Tivemos o prazer de experimentar o novo Toyota GR Supra em pista, com o seu bloco de 3L com 6 cilindros em linha, agrupado a uma caixa manual e com uma potência de 340 cavalos.


No ano de 2022, a Toyota tem assim na sua oferta, três diferentes carros desportivos agora com caixa manual, todos a preços relativamente acessíveis ao entusiasta normal que é o público alvo para estes produtos.
Toyota GR Supra… manual?
No interior, notamos de imediato a presença da característica manete de 6 velocidades da GR que foi alvo de um estudo intensivo por parte da marca de forma a ter o peso correto para ter o melhor feeling de engrenagem. É um primeiro contacto estranho, vindos de um carro que já temos vindo a conhecer como tendo apenas a opção de caixa automática.


O carro em particular que testámos ficou mais leve face ao Supra anterior, com ganhos não só na caixa manual (que poupa uns incríveis 40 kgs) mas também nas jantes e nos próprios bancos.


Este diferencial de peso fez com que todo o sistema de suspensão tivesse de ser redesenhado para ter um comportamento mais apurado e aproveitaram ainda este desenvolvimento para os restantes carros de caixa automática.
Tecnologia de ponta no Toyota GR Supra
O eixo traseiro, que tem um diferencial autoblocante eletrónico, tem agora um ajuste específico para as curvas mais apertadas, chamado o Hairpin Plus que permite à traseira do novo Toyota GR Supra rodar muito melhor.


A Toyota desenvolveu também um sistema para ajudar com a sobreviragem repentina, que corrige a potência retirada num levantamento de pé repentino e que mantém a tração sobre as rodas traseiras.
A nova caixa de seis velocidades tem um trabalhar rápido e mecânico, com uma relação final curta que faz com que seja um carro que vai dar menos para auto-estrada e mais adequado a uma situação de pista.
Chassis dinâmico mas confortável


O chassis do novo Toyota GR Supra, mesmo depois do reajuste de suspensão face à versão automática, continua muito confortável,permissivo e dinâmico.
Continuamos com expectativas de termos a oportunidade de experimentar este fantástico carro na estrada em Portugal e ver de facto como é viver no dia a dia com esta caixa manual!