Porsche revela algumas imagens do novo Taycan Cross Turismo

A Porsche em breve irá expandir a lista de modelos do Taycan com uma nova variante designada por Cross Turismo que será um modelo mais prático. O novo EV deve fazer sua estreia oficial no próximo mês e, para dar uma ideia do que está por vir, a marca lançou algumas imagens novas do teaser do carro.

Porsche Taycan Cross

 O novo Porsche Taycan Cross estará disponível para encomenda a partir da data de lançamento oficial em 4 de março. Estará nas estradas este verão, a Porsche espera que o estilo de carroceria extra a ajude a ultrapassar seus concorrentes de EV da Tesla e Audi.

As imagens oficiais da Porsche revelam praticamente o estilo do Taycan Cross Turismo por completo. Na frente, ele parece idêntico ao Taycan normal, com um par de faróis de LED estreitos colocados em “órbitas oculares” esvaziadas. A porta de carregamento também não se moveu – ainda está localizada atrás da roda dianteira esquerda.

Porsche Taycan Cross

No entanto, tudo muda desde os pilares B para trás. A linha do teto estende-se por todo o comprimento do carro, como no Panamera Sport Turismo. O benefício óbvio será um aumento na praticidade com a expectativa de aumento de altura livre no banco traseiro em relação ao carro padrão.

O espaço da bagageira da carrinha também deve aumentar para cerca de 500 litros – em comparação com a capacidade de 447 litros do Taycan normal – enquanto a suspensão ligeiramente elevada deve permitir que o EV atinja as lombas de forma mais elegante. No entanto, a todo este espaço extra vem com um preço especial já que o Cross Turismo deverá custar mais 6000 euros que o Taycan normal.

Porsche Taycan Cross

Stefan Weckbach, chefe da linha Taycan, explicou o propósito do novo carro: “Com o Taycan Cross Turismo, queríamos oferecer um pouco mais de espaço, um pouco mais de flexibilidade e versatilidade. Desenvolvemos uma linha de tejadilho totalmente nova, equipada com barras, uma segunda fila mais generosa e uma mala maior, tudo para fazer um carro perfeito para um estilo de vida ativo. Um carro que é perfeito tanto para um ambiente urbano como para o campo.”.

Weckbach também descreveu o pensamento por trás dos ajustes da carroceria do novo carro: “A fim de habilitá-lo a lidar com estradas leves e de cascalho, aumentamos a distância ao solo. E otimizamos nosso sistema de suspensão para que o Cross Turismo venha com um modo de direção específico CUV (cross utility Vehicle). Isso garante um bom desempenho em estradas de cascalho em termos de estabilidade, desempenho e dinamica. ”

Porsche Taycan Cross

A decisão de lançar um Taycan em formato de carrinha significa que o portfólio do EV se transformará num espelho quase direto da linha do Panamera. A Porsche também será a primeira marca a entrar no segmento de carrinhas de alto desempenho com um modelo totalmente elétrico. Este novo Taycan vai fazer frente a modelos como o Audi RS 6 Avant e o Mercedes-AMG E 63.

Apesar das mudança exteriores, o Cross Turismo permanecerá com as opções de motorização do Taycan. A variante mais barata, com o emblema 4S, equipa uma bateria de 79 kWh e dois motores elétricos, para uma potência combinada de 429 cv (ou um máximo temporário de 523 cv com o modo “overboost” da Porsche ativado).

Porsche Taycan Cross

Os modelos Turbo e Turbo S equipam a maior bateria de 93 kWh da Porsche. Cada um virá com um aumento substancial no desempenho. Ambos os carros devem desenvolver 617 cv em condições normais de funcionamento, mas graças à função de overboost da Porsche, o Turbo atinge o máximo com 671 cv, enquanto o Turbo S pode gerar no máximo 751 cv.

No entanto, é altamente improvável que o Cross Turismo esteja disponível com a motorização de tração traseira de 322 cv do Taycan. Para manter suas aspirações de pseudo-SUV, a Porsche disse que o novo EV estará disponível apenas com dois motores elétricos e tração nas quatro rodas.

Porsche Taycan Cross
Protótipo Mission E Cross Turismo

O Cross Turismo é o próximo passo em um ataque ambicioso da Porsche ao mercado de veículos elétricos. Seguindo os passos deste carro, haverá uma versão totalmente elétrica do maior vendedor da empresa – o Macan.

Com previsão de chegada em 2022, o SUV será elétrico apenas, com o modelo atual a gasolina sendo vendido junto com ele até que a demanda dos clientes caia o suficiente para que a Porsche o retire da venda. Também foi discutido uma abordagem semelhante com o Cayenne da próxima geração.

Artigo escrito por Filipe Duque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *