O VW Golf está de volta

A Volkswagen continua com um dos seus modelos mais conhecidos mundialmente, o Golf, que entra agora na oitava geração e está pronto para enfrentar os seus rivais Mercedes Class A, Bmw Série 1 e Audi A3.

Por fora o novo Golf destaca-se por ter linhas mais acentuadas, uma característica do design actual da VW. Os faróis são dos elementos que mais contrastam com a anterior geração. Mais baixos e compridos na frente, seguindo a linha da grelha e tornando-a mais afiada, bem como na traseira onde receberam um pequeno recorte.

A nível de motores o Golf VIII apresenta propostas interessantes. Surgem agora duas versões mild-hybrid, os eTSI, com potencias de 110 cv no 1.0 litros turbo de 3 cilindros, e 130 e 150 cv na versão 1.5 litros turbo de 4 cilindros. Também dois híbridos plug-in tornam-se agora disponíveis, o novo GTE agora com 245 cv e o eHybrid de 204 cv, com o motor do GTE da anterior geração, e que prometem 60km de autonomia no modo apenas eléctrico.
As versões diesel contam apenas com o motor 2.0 TDI com dois níveis de potência, 115 e 150 cv aliados da tecnologia twin-dosing que funciona com dois catalisadores que baixam as emissões e o consumo do carro. As versões TSI contam com várias motorizações, sendo que para Portugal por enquanto já está confirmada a versão 1.0 de 3 cilindros com 110 cv e caixa manual.
Como seria de esperar continuamos a ter versões mais espirituosas para os apaixonados do modelo. A nova versão do Golf GTI, conta com 245 cv de base, e o Golf GTD chega agora aos 200 cv. O mais potente e conhecido Golf R irá chegar aos 333 cv de potência.

Como seria de esperar, no interior o nível de conforto aumentou, bem como o nível de tecnologia. O Golf VIII conta desde o modelo base com um quadrante digital de 10,25 polegadas e com um ecrã táctil de 8,25 polegadas para o sistema de multimédia que pode ser aumentado com o sistema de navegação Discover Pro. É ainda possível obter um head-up display projectado no para-brisas, todos estes extras sofrem custos adicionais.

Um apontamento ainda para os vários comandos que são agora também mais tecnológicos, como o pequeno painel digital do lado esquerdo do volante, que entre outras funções controla as luzes, substituindo o antigo botão redondo tão conhecido do grupo VW.

Os preços para Portugal começam a partir dos 24.456 euros (sem despesas administrativas).