Nova Audi RS4 Avant, será que é mesmo nova?

Chegou a Portugal a nova versão do emblemático modelo RS4 Avant. A proposta mantém-se, uma carrinha rápida, segura e capaz de transportar toda a família com espaço suficiente para bastante bagagem.

Por fora recebeu várias alterações face ao modelo anterior, destaque para a nova grelha que torna a frente da carrinha ainda mais agressiva. Os arcos das rodas continuam alargados tornando evidente que não se trata de uma A4 normal. A nova RS4 Avant lembra agora uma versão mais pequena da RS6 Avant, o que é algo positivo.

Por dentro também foi actualizada, apresenta um ecrã táctil para o sistema de multimédia. O painel de instrumentos digital é novo e mostra informações úteis para o condutor, como por exemplo numa condução mais desportiva qual a força G durante uma curva ou qual o tempo feito numa volta em circuito.

Mas a Audi não modificou só o exterior, debaixo do capot conta com o já conhecido motor V6 TFSI da geração anterior que sofreu agora pequenas alterações e se tornou 17% mais eficiente. Os consumos combinados são na casa dos 9,7l/100 km. A aceleração dos 0-100 km/h é feita em apenas 4,1s, graças aos 2,9 litros biturbo que produzem 450cv e 600Nm. A velocidade máxima está limitada aos 250 km/h sendo possível de fábrica desbloquear até aos 280 km/h, se optarmos pelo pacote opcional Dynamic RS.

Também a nível dinâmico é idêntica ao modelo anterior. O seu sistema quattro de tracção integral segue o padrão 40% na frente e 60% na traseira, ainda que numa situação mais exigente a potencia possa ir até 70% no eixo dianteiro ou até 85% no eixo traseiro dependendo da situação necessária. Para travar os 450cv conta na frente com discos ventilados e perfurados de 375 mm e de 330 mm atrás. Pode ainda vir com discos de 400 mm na frente, dependendo dos extras que forem escolhidos.

Porque é que ao fim de pouco mais de 2 anos a Audi quis renovar este modelo? Entre outros motivos, como actualizar a parte estética face a outros modelos da marca, segundo uma publicação recente da revista britânica Autocar, a Audi Sport, divisão de alta performance da montadora alemã, revelou que no futuro os modelos RS6 e RS7 vão aumentar consideravelmente a sua potência, abandonando os motores mais tradicionais e recorrendo a alternativas híbridas plug-in.

A RS4 Avant não será excepção e tudo aponta para que será o primeiro modelo a receber esse novo tipo de motorização híbrida plug-in, por volta de 2023, visto que foi a precursora destas versões mais apimentadas com a original RS2 Avant. Pensa-se que este seja o motivo pelo qual a marca alemã quis lançar já esta nova actualização da emblemática RS4 Avant.

Actualmente a Audi Sport já começou a utilizar recursos eléctricos em modelos como a RS6 Avant e o RS7 Sportback, mas apenas como um sistema mild hybrid. Existem ainda rumores de que o próximo Audi R8 seja híbrido ou totalmente eléctrico.

Por enquanto ficamos com esta nova versão da RS4 Avant que apesar de partilhar muitos componentes com a versão anterior recebeu uma grande actualização geral, sendo mais eficiente e desportiva. Em Portugal já se encontra disponível para compra e os preços começam nos 112 388 euros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *