O Toyota bZ4X Concept teve a sua estreia mundial na China

O Toyota bZ4X Concept é um SUV de tamanho médio com tração às quatro rodas. É um dos grandes responsáveis pela transição da Toyota (empresa de automóveis) para uma empresa dedicada a fornecer melhor mobilidade para todos, ou seja, produzir mais do que apenas automóveis.

O Toyota bZ4X

No exterior o Toyota bZ4X Concept apresenta o nova identidade da Toyota, uma frente marcada pela ausência de grelha e bastantes sensores. As Luzes assumem também uma identidade própria que a marca japonesa caracteriza como “cabeça de martelo”. É dinâmico e pratico como um SUV deve ser, a posição de condução é elevada e a carroçaria apresenta superfícies musculadas. 

‘bZ’ é um acrónimo de ‘beyond Zero’, ou seja, “para lá de zero” esforçando o compromisso da marca em não só atingir zero emissões e a neutralidade carbónica, mas também em concretizar novos benefícios para o ambiente, para as pessoas e para a sociedade. O modelo foi desenvolvido pela Toyota Motor Corporation (TOYOTA) em parceria com a Subaru Corporation (SUBARU), valendo-se das competências e experiências específicas de cada empresa. As vendas da versão de produção devem começar em meados de 2022.

O Toyota bZ4X

Conta com um sistema de tração integral, fornecido por motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro, desenvolvido em conjunto com a Subaru. A herança e a profunda experiência da Toyota e da Subaru foram combinadas para oferecer uma superior capacidade de tração às quatro rodas, que diferencia o Toyota bZ4X Concept no seu segmento. O sistema promete oferecer ao Toyota bZ4X Concept uma capacidade genuína “fora de estrada”, que também oferece segurança adicional e tranquilidade aos condutores em todas as condições de estrada.

Destaque para o sistema inovador de steer-by-wire, este modelo estará disponível com uma combinação inédita a nível mundial* de um volante do tipo manche de avião e sistema de direção por cabo (steer-by-wire). Esta tecnologia dá ao condutor maior controlo, removendo a interferência de superfícies ásperas da estrada e da travagem, dando assim uma resposta mais precisa de acordo com a velocidade do veículo e o ângulo da direção. O sistema de direção steer-by-wire também dispensa o tradicional volante circular, substituindo-o por um novo tipo manche de avião. A tecnologia elimina a necessidade de o condutor mover as mãos à volta do volante em curva, aumentando a diversão durante a condução.

O Toyota bZ4X


Em 2025 a Toyota vai oferecer globalmente mais de 70 veículos eletrificados no seu portfólio. Incluindo pelo menos 15 veículos 100% elétricos (BEV). Na Europa até 2025, esta estratégia irá traduzir-se em mais de 70% veículos híbridos; mais de 10% sendo híbridos plug-in e mais de 10% de modelos zero emissões – que poderão ser elétricos a bateria ou elétricos a pilha de combustível.

O Toyota bZ4X Concept foi concebido sobre a nova plataforma modular e-TNGA, desenvolvida especificamente para veículos elétricos. Uma longa distância entre eixos e projeções curtas ajudam a criar um habitáculo notavelmente espaçoso e aberto. Na verdade, o espaço nos bancos traseiros para as pernas é semelhante ao de um grande modelo de segmento D.

A zona dianteira do habitáculo foi projetada em torno de um “módulo de condução” que dá ao condutor uma sensação de ligação direta com a estrada e com informações importantes. O painel de instrumentos baixo aumenta a visibilidade panorâmica e enfatiza a sensação de espaço. Os controlos são agrupados em torno da consola central, projetados para fácil leitura e operação. O visor digital do painel de instrumentos está posicionado acima do volante, de modo a que seja necessário apenas um movimento mínimo dos olhos para registar as informações.

O Toyota bZ4X

O Toyota bZ4X Concept é o primeiro modelo a apresentar a nova nomenclatura bZ – beyond Zero – da Toyota. Em 2025, a Toyota pretende lançar 15 veículos 100% elétricos (BEV), incluindo 7 modelos Toyota bZ. O principal objetivo é que qualquer pessoa consiga mudar do seu carro para um bZ da Toyota sem qualquer desvantagem normalmente associada a modelos elétricos como autonomia entre outras.

Trata-se de um modelo e de uma série que tem tudo para ser um ponto marcante no meio automóvel. Por enquanto é isto que se conhece sobre o novo Toyota bZ4X Concept.

Este é o Novo Toyota Rav4 Híbrido Plug-In

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *