Novo Skoda Fabia totalmente renovado para 2022

O Skoda Fabia é há muito tempo uma das opções mais conservadoras e práticas, no mercado dos segmentos B, com menos ênfase na condução, mas mais espaço do que um Ford Fiesta. Mas a Skoda espera que o Fabia possa agradar tanto ao coração quanto à cabeça com esta nova quarta geração, revelada antes de sua chegada aos showrooms no início de 2022.

Skoda Fabia

 O Mk4 Fabia é realmente novo, porque é o último segmbento B do Grupo Volkswagen a finalmente abandonar a plataforma PQ26 envelhecida para o MQB A0, usado pelo recentemente atualizado VW Polo e SEAT Ibiza.

Skoda Fabia

O que é diferente no Fabia são as novas linhas, que apesar de parecer familiar aos modelos anteriores, apresenta uma combinação bem executada de linhas nítidas, detalhes sólidos e uma agradável falta de agressão visual. A carroceria em si é mais longa do que antes, na verdade 111 mm, a maior parte adicionada entre os eixos, libertando espaço interior extra para os ocupantes.

Skoda Fabia

As opções de motorização são familiares ao do seus meios-irmãos do Grupo VW com uma variedade de motores a gasolina de 1 litro turboalimentados (95 cv ou 110 cv) e não turboalimentados (65 cv ou 80 cv) combinados com uma caixa manual ou uma DSG de sete velocidades. Haverá também uma versão de quatro cilindros de 1,5 litros (150 cv), equipada exclusivamente com a caixa DSG.

O interior é totalmente novo e agora imita o layout do Scala, apresentando um grande touchscreen situado acima do painel principal e controles de ventilação. Haverá dois tamanhos diferentes de tela de infoentretenimento disponíveis, com um quadrante totalmente digital também disponível como opção.

Skoda Fabia

Infelizmente, não houve nenhuma indicação de um novo modelo vRS, que, simplesmente não é comercialmente viável nesta nova geração. Isso ocorre apesar da confirmação da Volkswagen de que o seu Polo atualizado chegará em uma forma GTI no final deste ano. No final de contas é compreensível a decisão visto que haverá mais possíveis compradores de um polo GTI do que um Fabia vRS visto que não é viável ambas as versões em simultâneo.

Skoda Fabia

Com as suas mudanças, o novo Fabia provavelmente permanecerá uma opção de segmento B sólida, acessível e sensata, que muitas vezes supera seu peso, mas com um novo nível de estilo e sofisticação. Ainda não foi revelado o preço a que irão ser comercializados em Portugal, mas quase de certeza que será com um preço algo mais acessível que o Seat Ibiza e o VW Polo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *