Mazda renova o e-Skyactiv X, o motor está mais eficiente

A Mazda apresentou o renovado motor e-Skyactiv X disponível nos modelos Mazda3 e Mazda CX-30. O motor está agora mais potente, forte e económico.

Mazda

A Mazda procedeu a uma importante atualização ao motor a gasolina e-Skyactiv X de 2.0 litros e com tecnologia SPCCI (Spark Controlled Compression Ignition), uma evolução que está, a partir de agora, disponível em Portugal, num exclusivo dos modelos Mazda3 e Mazda CX-30, gerações de 2021. Fruto da sua evolução ao nível ecológico, este evoluído motor de características MHEV passa a ter uma nova denominação e-Skyactiv X, em substituição da anterior referência Skyactiv-X.

Está mais potente, o evoluído bloco e-Skyactiv X de 2.0 litros resulta em mais 6 cv de potência, para além de 16 Nm de binário adicional. Como resultado, a potência máxima ascende, agora, a 186 cv (137 kW) às 6.000 rpm, enquanto o binário máximo registado é de 240 Nm às 4.000 rpm.

Os aumentos podem não parecer significativos mas o consumos de combustível foi reduzindo-os em 0,4 l/100 km face à anterior versão do bloco, descida que também se acompanha ao nível das emissões de CO2, agora menores em 8 g/km.

Entre as alterações operadas inclui-se uma otimização do controlo da combustão, pistões modificados e atualização do software Mazda M Hybrid. Isto resulta numa faixa de operação mais ampla em termos de eficiência de combustão, como proporcionando uma maior estabilidade da ignição, reduzindo, ainda mais, o risco já muito diminuto de autoignição inesperada ou pré-ignição, decorrente da variabilidade da qualidade dos combustíveis nos diferentes mercados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *