Novo Ford Puma ST de 197 cavalos

Depois do sucesso com o Fiesta ST a Ford decidiu avançar com a mesma receita para o novo SUV compacto.

No exterior o modelo vem equipado com umas jantes de 19 polegadas, e um pára-choques na frente que aumenta 80% a downforce, para “colar” as rodas ao chão. No geral o Puma ST está bastante mais agressivo, com duas saídas de escape e um aileron discreto na traseira todos percebem que é um SUV desportivo. Para ajudar este visual a Ford lançou o modelo na cor exclusiva para os ST, o “Mean Green”.

A nível de motor o modelo apresenta o conhecido 1.5 litros de três cilindros EcoBoost a gasolina que produz 197 cavalos às 6000rpm e quase 320 Nm entre as 2500rpm e 3500rpm. Relativamente ao Fiesta ST manteve os mesmos cavalos mas aumentou a força do motor.

O modelo conta com tracção apenas às rodas da frente e vem equipado com uma caixa manual de seis velocidades. É ainda possível equipar o Puma ST com um diferencial autoblocante Quaife. O modelo pesa 1358 kg, ou seja, quase mais 100 kg que o Fiesta ST, ainda assim a aceleração dos 0 aos 100 km/h é cumprida em apenas 6,7 segundos (mais 0,2 segundos que Fiesta ST). A velocidade máxima ficou limitada aos 220 km/h.

Em termos dinâmicos o Puma ST também recebeu algumas alterações para se tornar mais ágil. Para além das novas barras de torção na traseira 40% mais duras que as do Fiesta ST, o modelo ainda recebeu uma barras anti-aproximação que melhoram bastante a sua estabilidade. Por fim o modelo ainda recebeu uns travões mais potentes de 325mm na frente e 271mm na traseira que entregam mais sensibilidade ao condutor.

No interior o novo “super Puma” recebeu uns novos bancos desportivos da Recaro em alcantara, um volante em pele e com fundo plano, e pequenos detalhes como o selector da caixa de velocidades com a assinatura ST e vários detalhes em cinzento.

A nível tecnológico podemos contar com carregadores sem fios para o smartphone, um ecrã de 8 polegadas para o infotainment (compatível com Apple CarPlay e Android Auto). É ainda possível obter uma sistema de som B&O que não está incluído de origem.

O preço em Portugal ainda não é conhecido mas na Inglaterra começa nas 28,495 libras (31 222 euros), em comparação custa mais 6000 libras (6574 euros) que o Fiesta ST.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *