Mercedes SLS AMG Electric Drive vai a leilão

O Mercedes SLS AMG Electric Drive foi um dos primeiros da sua espécie, o mundo dos supercarros totalmente elétricos. E agora uma das 9 unidades mundiais está para venda.

Mercedes SLS

Apresentado ao mundo em 2012 no salão de Paris o Mercedes SLS AMG Electric Drive foi o resultado do protótipo SLS AMG E-CELL. Um supercarro totalmente elétrico suficientemente forte para rivalizar o seu “irmão” SLS AMG V8 a gasolina e provar ao mundo que o futuro estava a chegar mais depressa do que pensávamos.

Os números eram positivos, 751 cavalos, 1000 Nm de binário, o que em 2012 o tornou um verdadeiro monstro. A sua grande desvantagem era o mesmo problema que ainda hoje os automóveis elétricos enfrentam, a autonomia que neste caso era de 250 km, mas com um condução desportiva acabava bem mais depressa.

Mercedes SLS

A nível dinâmico é que a coisa se complicou, este modelo contava com a estrutura do SLS AMG, um veículo pensado e desenhado para receber um motor a gasolina V8 na frente. No entanto os 500 kg de peso extra devido às baterias de 60 kWh foram atenuados pelo monocoque totalmente em fibra de carbono contrariamente ao de alumínio original que o tornou 30% mais leve. Todos estes processos e materiais conseguem demonstrar o preço final do modelo, pois foi um esforço bastante grande por parte da Mercedes e não se concentrou apenas em introduzir um motor eletrico num modelo já existente.

O seu 0 aos 100 km/h era cumprido em apenas 3,9 segundos, mais ou menos o mesmo que o modelo tradicional que o realizava em apenas 3,6 segundos. Já a sua velocidade máxima estava limitada aos 250 km/h.

Mercedes SLS

O plano original para o SLS AMG Electric Drive era serem produzidas 100 unidades mas por questões de preço (novo custava cerca de 400 mil euros) e custos acabaram por ser produzidos apenas nove. Por este motivo é que este modelo ainda se tornou mais exclusivo e vai ser leiloada pela RM Sotheby’s a começar num valor inicial de 1,05 milhões de euros.

O modelo em questão que vai ser vendido teve apenas dois donos e acusa 3800 km, o maior destaque vai para a sua cor Green Electric, uma homenagem ao concept original SLS AMG E-CELL, que o originou.

Mercedes SLS

É de recordar ainda que este Mercedes SLS AMG Electric Drive foi em 2013 o carro de produção elétrico mais rápido do mundo no circuito de Nürburgring Nordschleife, completando uma volta em apenas 7:56:234 minutos.

Ensaio ao ultimo AMG com V8 Atmosférico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *