Maserati Quattroporte e Ghibli com quase 600 cavalos

Tal como do Levante, existem agora versões Trofeo do Maserati Quattroporte e Ghibli. Estes são as berlinas mais rápidas da marca, que atingem cerca de 326 km/h.

Os modelos são facilmente reconhecidos no exterior graças a uma série de acessórios exclusivos. Novas grelhas e faróis que juntamente com determinadas peças em fibra de carbono tornam os modelos mais desportivos. Se isto não chega sabemos ainda que se trata de um Trofeo por causa do logótipo único.

No interior os modelos receberam mais tecnologia. O sistema de infotainment é agora servido por um ecrã táctil de 10,1 polegadas, superior ao de 8,4 polegadas ainda existente no Levante Trofeo por questões de espaço. A introdução do assistente virtual MIA (Maserati Intelligent Assistant) também é uma novidade. Por fim é de salientar apenas os novos bancos em couro que podem receber variadas decorações.

A nível de motor este não é totalmente novo. Já o conhecíamos do Levante Trofeo e ainda do Quattroporte GTS (com 530 cavalos). Continua a ser uma unidade Ferrari V8 de 3.8 litros biturbo, alterado e desenvolvido pela Maserati. Se era brilhante no Levante que utilizava um sistema de tracção nas quatro rodas, nas duas novas berlinas ainda deve ser mais incrível uma vez que contam apenas com tracção traseira.

O motor produz agora 580 cavalos às 6250 rpm, e um binário máximo de 730 Nm entre as 2250 e as 5250 rpm. A velocidade máxima fica limitada aos 326 km/h em ambos os modelos mas a aceleração é ligeiramente diferente. Números mais expressivos face ao Maserati Levante Trofeo que atinge apenas os 302 km/h. Enquanto que o mais pequeno Ghibli Trofeo cumpre os 0 aos 100 km/h em apenas 4,3 segundos o maior Quattroporte Trofeo leva 4,5 segundos.

Os modelos passam a integrar o botão Corsa que permite realizar uma condução mais desportivas e torna a caixa automática de oito velocidade ZF mais rápida. A nota de escape fica mais grave, a suspensão mais baixa e o ESP ainda é reduzido o que permite deslizar nas curvas graças a um diferencial autoblocante. Neste “pacote” está ainda incluído um Launch Control que catapulta os modelos com todos os cavalos disponíveis.

O Ghibli Trofeo vem competir directamente com modelos como o BMW M5 enquanto que o Quattroporte Trofeo, com todo o seu luxo concorre com modelos como o Mercedes AMG S63.

A Maserati anunciou ainda que as cores de lançamento destes novos modelos vai ser feita com as cores da bandeira de Itália como podemos ver na última imagem. Elegantes e potentes estes são alguns modelos desportivos que tencionam rivalizar opções mais tradicionais, geralmente vindas da Alemanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *