Jeep Compass em terras portuguesas já no próximo mês
Este verão já vai poder contar com o novo modelo do Compass que está disponível para encomenda. É produzido agora em Melfi, Itália, na fábrica da FCA, onde já se produziam outros modelos da marca como o Renegade. O SUV apresenta novos argumentos para combater rivais como o VW Tiguan ou o Hyundai Tucson.
O novo Compass estreia um motor a gasolina turbo de 1.3 litros que produz 130 cavalos, equipado com transmissão manual de seis velocidades nas versões Sport, Longitude e Limited, ou 150 cavalos com uma transmissão de dupla embraiagem, dependendo da versão escolhida.
Ambas contam com tracção apenas na dianteira e o torque de 270 Nm é igual nas duas versões. É ainda a primeira vez que um Compass conta com uma combinação de caixa automática e tracção dianteira.
Existe ainda um opção a diesel, com mais força, que recorre ao motor Multijet II com 1.6 litros que produz 120 cavalos e 320 Nm, ligados a uma caixa manual, também com tracção apenas nas rodas da frente. Torna-se mais amigo do ambiente com o sistema de redução catalítica selectiva ou SRC.
Se quiser ter um Jeep Compass 4×4 irá ter de esperar mais uns meses visto que para a Europa só chegam na versão híbrida plug-in, ou seja com um motor eléctrico associado ao 1.3 litros a gasolina, gerando um total de 190 cavalos ou 240 cavalos.
Por dentro o novo Compass tornou-se mais tecnológico oferecendo uma vasta gama de funcionalidades. Conectar o telemóvel ou o smartwatch, mudar as luzes do interior, aceder a uma página de internet ou ligar apenas o rádio são algumas capacidades de série no modelo, podendo optar entre o ecrã de sete ou oito polegadas e meia. Estreia ainda em algumas versões o modo de condução Sport, que se selecciona num botão próprio situado na consola.
A nível de preços para o novo SUV da Jeep, só sabemos os valores dos modelos a gasolina, que começam nos 27.750 euros nas versões a gasolina com o novo motor 1.3 turbo de 130 cavalos, chegando ao máximo de 37.150 euros na versão de 150 cavalos a gasolina de caixa automática, a topo de gama.