Hyundai Veloster N, um hot hatch quase perfeito

A marca sul coreana apresentou ao mundo o novo Veloster N, a versão mais rápida do modelo que na minha opinião só tem um defeito, não sabermos se será vendido em Portugal.

O modelo destaca-se por utilizar uma nova caixa automática de 8 velocidade e dupla embraiagem que é comandada electronicamente, o que garante segundo o fabricante mais conforto, uma resposta mais rápida e consumos mais reduzidos.

A nível de motor mantém o 2.0 litros turbo mas não se sabe qual a potência, suspeita-se que tenham ultrapassado os 275 cv da geração anterior. Os 0 aos 100 km/h segundo a informação do centro de testes da Hyundai apontam para os 5,6 segundos, algo impressionante visto os completava em 6.1 segundos na geração anterior e mantém o mesmo motor.

O Veloster N continua a ter tracção apenas ao eixo dianteiro e é rival de modelos como o Honda Civic Type R ou o VW Golf GTI, tal como o seu irmão, Hyundai I30 N, que o Hugo Marcos ensaiou no canal.

A nova caixa de velocidades conta com vários modos especiais de condução, como o sistema N Grin Shift, (NGS) que utiliza o overboost para elevar o torque do motor em 7% durante 20 segundos. Também o sistema N Power Shift (NPS), que surge sempre que o condutor pressionar mais de 90% do acelerador, garantindo uma resposta mais eficaz nas subidas de marchas, ou seja de 1º para 2ª, etc. E conta ainda com o N Track Sense Shift (NTS), que avalia qual o pneu que necessita de mais aderência, adequando a velocidade nas trocas de caixa.

Mas não foi só no exterior que o novo Veloster N ganhou alguns apontamentos mais desportivos, por dentro conta agora com bancos à frente ainda mais focados na competição e leves, cerca de 2 kg, revestidos em alcantara. Apresenta também um ecrã touch-screen de 8 polegadas onde toda a informação sobre o carro é apresentada.

Como não poderia deixar de ser a nova geração continua com a tradição das 3 portas, um aspecto diferenciador no mercado.

Se gostaram tanto do modelo como eu proponho que devemos criar o movimento ( #queremosoveloster ) para tentar que este hot hatch chegue a Portugal e contarmos assim com mais uma variante desportiva da Hyundai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *