Hyundai Kauai Híbrido, a escolha mais sensata

Com a vasta lista de motorizações que o Hyundai Kauai apresenta, a opção híbrida é consegue reunir o melhor de dois mundos. Após conduzir o modelo durante bastantes quilómetros aqui fica a minha opinião sobre este crossover híbrido.

Não é propriamente uma novidade, foi lançado no mercado português no final de 2019 mas foi conquistando o seu público e hoje é comum vermos alguns nas ruas.

No exterior o modelo mantém o seu ar aventureiro, um crossover com linhas bem conseguidas, manteve alguns ângulos conservadores, como é o caso da traseira e penso que fizeram muito bem. Nem sempre é necessário criar frentes ou traseiras muito elaboradas para os modelos resultarem, neste caso a Hyundai conseguiu acertar na receita. A meu ver é um dos híbridos com mais “pinta” do mercado e a versão mais engraçada do Kauai.

Destaco ainda as abas das rodas em plástico preto que lhe garantem o visual aventureiro e as jantes especiais de 18 polegadas com um desenho bastante apelativo.

A nível de motor este modelo vem equipado com um 1.6 litros a gasolina GDI de 105 cavalos e 147 Nm de binário, sendo um híbrido recebe ainda ajuda de um motor elétrico de 43,5 cavalos e 170 Nm. No total o Kauai Hybrid apresenta 141 cavalos e 265 Nm, é uma potência mais que suficiente para uma utilização diária, o carro comporta-se bem tanto em estrada como em autoestrada, com um regime de potencia aceitável sempre disponível.

Para transmitir esta energia às rodas da frente existe uma caixa de velocidades é automática de seis velocidades que conta com o sistema de dupla embraiagem. É suave e adequada ao propósito do modelo, as trocas de relações levam algum tempo, o que justifica o seu 0 aos 100 km/h se situar nos 11 segundos.

Quanto ao seu consumo o indicado pela marca coreana é algo na casa dos 4,3/4,4 l/100 km. Segundo o meu contacto com o modelo estes valores não são impossíveis de todo, principalmente na cidade onde grande parte da energia utilizada é a elétrica.

No entanto se a utilização for “mista” (compreenda-se 50km em estrada e 50 km em cidade), os consumos vão rondar os 5/5,5l/100 km, sem qualquer preocupação com os mesmos. Se decidirmos ser uns arruaceiros aqui os números já ultrapassam os 6l/100 km, o que não é nada mau. Uma ajuda eletrónica para a poupança de energia é o ECO-Driving Assist System, um auxiliar no infotainment que nos relembra sempre se o carro vai a poupar ou a consumir energia, torna-se fácil e engraçado de utilizar.

Para o interior o destaque segue para um toque a vermelho espalhado por vários sítios, seja nos bancos, na consola ou até nos cintos de segurança. A nível tecnológico o Kauai Hybrid conta com um sistema de infotainment atualizado com opção de um ecrã de 10,25 polegadas que eu recomendo em relação ao original de 7 polegadas, onde existem todas as ligações ao smartphone e mais algumas.

Falando de um ponto extra a sua plataforma é a mesma do Hyundai i30 ,com algumas alterações, o modelo é competente em estrada e podemos acelerar nas curvas com segurança que ele vai-se conseguir segurar, no entanto sabemos que este hibrido está mais preocupado em conservar bateria do que em gastar pneus…

O seu preço em Portugal é de cerca de 30 mil euros e claro conta com os sete anos de garantia e sem qualquer limite de quilómetros.

Entre a versão do Kauai a gasolina ou a exclusivamente elétrica, este Híbrido era a minha escolha, parece-me a proposta mais equilibrada e que consegue reunir as melhores características deste modelo.

Com bastantes quilómetros feitos ao volante deste Kauai Hybrid a nota final é bastante positiva, tento em conta a qualidade/preço do modelo. Oferece um nível bastante confortável de performance, eficiência, espaço e gadgets. É certamente é um dos crossovers mais competente do segmento ao nível de nomes fortes como o Toyota C-HR Hybrid, caso para dizer que a Hyundai não me desiludiu.

Se não estão convencidos aqui fica o ensaio do Hugo Marcos a uma versão a gasolina

E aqui um ensaio a uma versão exclusivamente elétrica.

One thought on “Hyundai Kauai Híbrido, a escolha mais sensata

  • Novembro 28, 2020 at 1:09 pm
    Permalink

    E o nome deste carro aqui na Alemanha?!? Hyundai Kona ….

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *