Cuidado com as novas matrículas

Todos os dias nos cruzamos com automóveis que por variados motivos já contam com matrículas das “novas”. Sabias que muitos circulam ilegais?

Quem comprou um automóvel novo que já possui quatro letras e dois algarismos não se tem de preocupar pois o mais certo é estar de acordo com as normas. Para quem tem um veículo mais antigo e foi logo fazer “chapas” novas é que pode estar com um problema.

Seja por uma questão estética, ou apenas para actualizar os carros, bastantes pessoas já alteraram as matrículas das suas viaturas. O problema é que muitos o fizeram sem respeitar as normas emitidas pelo Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT), o que resulta em várias infracções com direito a multas.

Para não existir dúvida aqui fica ilustrada a forma correcta

Aqui podemos ver uma ilustração detalhada, da Guarda Nacional Republicana, de quais os requisitos legais para as novas matriculas. Quem não cumprir as regras estabelecidas está sujeito chumbar na inspecção ou mesmo a ser autuado entre 120 e 600 euros, visto que incorre numa contraordenação.

Tenham em atenção onde mandam fazer as vossas matrículas e se os parâmetros são respeitados, apenas entidades autorizadas as podem fabricar. Já agora qual é a vossa opinião relativamente às novas chapas?