Conheces o Brabham BT62 Competition?

A Brabham Automotive é uma marca de automóveis de competição anglo-australiana fundada em 2018. Está directamente relacionada com a equipa de Fórmula 1 “Motor Racing Developments” dos anos 60,70 e 80, sendo chefiada pelo piloto de F1 e vencedor de Le Mans David Brabham, filho do tricampeão Jack Brabham. O BT62 foi o seu primeiro projecto e agora saiu a versão Competition com números incríveis.
A nível de motor equipa um V8 central naturalmente aspirado de 5.4 litros e 710 cavalos com cerca de 670Nm por volta das 6200rpm. Monta ainda uma caixa de seis velocidades sequencial e tudo foi pensado para reduzir o peso ao essencial, visto que se trata de um carro de corridas. No exterior conta com jantes de aperto central e a carroçaria não é pintada mas sim embrulhada em vinil. No interior encontramos coisas como cintos de seis pontos, volante removível em fibra de carbono e um sistema de macaco pneumático, pesa apenas 972 kg. Um verdadeiro carro de competição.

Toda a carroçaria é em fibra de carbono, mede quase 4,5 metros e entre eixos apresenta 2,7 metros. O difusor traseiro é ajustável e consegue produzir uns incríveis 1200 kg de downforce que colam o Bt62 ao solo. As velocidades de que o modelo é capaz de efectuar ainda não são conhecidas mas sabemos que para o imobilizar conta com uns travões Brembo de carbono.

Vão ser produzidos apenas 70 unidades visto que comemora os 70 anos desde que Jack Brabham começou a competir na Austrália e os primeiros 35 exemplares a sair da fábrica serão decorados de acordo com as cores dos carros que obtiveram as 35 vitórias de antiga equipa de Formula 1. A marca tenciona ainda correr nas provas de GTE do WEC de 2021/2022 com o modelo BT62.

O preço do Brabham BT62 Competition e de cerca de 868 mil euros e é a versão mais acessível. Existem ainda mais duas variantes do modelo, a Ultimate Track que custa cerca de 1.1 milhões de euros e a versão de estrada Road Compliant que ultrapassa os 1.3 milhões de euros.