Aqui está o novo Golf GTI Clubsport com quase 300 cavalos

A oitava geração do emblemático Volkwagen Golf acaba de apresentar a versão GTI Clubsport. Um “hot hatch” bastante potente capaz de engrentar rivais como o Renault Megane RS ou o Honda Civic Type R.

Trata-se de uma versão melhorada do actual Golf GTI, mais leve, mais rápido e com um design mais agressivo. O modelo recebeu uma nova grelha, umas saias mais evidentes e difusores para melhorar a aerodinâmica. O interior é minimalista relativamente ao GTI mas identificamos facilmente que estamos dentro de um Golf, pois tudo é familiar.

O modelo continua fiel a si mesmo, utiliza o bloco de 2 litros com quatro cilindros (EA888) que vem equipado apenas com uma caixa de dupla embraiagem automática de sete velocidades. A tracção é feita apenas às rodas da frente com ajuda de um autoblocante electrónico para garantir que potência de 296 cavalos e 400Nm seja bem distribuída.

Relativamente às gerações anteriores este motor levou bastantes correcções de forma a tornar-se o mais eficiente possível. A nível de injecção o sistema foi melhorado e conta agora com um novo turbo Garrett mais potente. A caixa de velocidades também sofreu alterações, esta DSG conta com relações entre mudanças mais curtas, tudo para melhorar a aceleração. O seu 0 aos 100 km/h é realizado em menos de 6 segundos, mas de velocidade máxima continua alcançar os 250 km/h.

O novo GTI Clubsport conta com vários equipamentos do GTI como o “Vehicle Dynamics Manager”, um pequeno “cérebro” que controla os amortecedores, o controlo de tracção e a nova coluna de direcção em conjunto para garantir uma maior estabilidade.

No entanto este Clubsport recebeu ainda novos braços de controlo nas rodas da frente e nas traseiras o que lhe confere um camber diferente e uma traseira mais solta quando é necessário. Isto tornando-o mais capaz de enfrentar curvas mais sinuosas face ao “normal” GTI.

O modelo conta ainda com jantes de 18 polegadas de origem, existindo o extra de umas com 19 polegadas que equipam pneus Goodyear Eagle F1 Super Sport ou Michelin Pilot Sport Cup 2s 235/35 R19. A nível de travagem este conta com um extra de discos perfurados de 357mm e pinças de dois pistões na frente.

Relativamente ao Golf GTI o novo Clubsport melhorou 13 segundos na famosa pista de Nürburgring com um tempo total de 7 minutos e 54 segundos. Se este modelo está uma verdadeira máquina agora só nos resta esperar pela versão R, o topo de gama.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *