Vamos ter um Giulia nas 24 Horas de Nürburgring

É o primeiro Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio a ser equipado para competições desportivas e vai-se estrear nas 24 Horas de Nürburgring, uma prova de resistência muito exigente.

A ideia surgiu do piloto Mauro Simoncini, que participou na mesma prova no ano de 2000 com uma Alfa Romeo 155 modificado. O Giulia escolhido foi o GTAm, totalmente pensado pela preparadora Lanza Motorsport. O super sedan de 4 portas vai ser pilotado pela equipa Scuderia del Portello que conta com algumas vitórias ao volante de vários modelos da marca italiana.

Alfa Romeo V6 155 DTM de Mauro Simoncini

Esta foi apenas mais uma das formas que a Alfa Romeo pensou para comemorar os seus 110 anos de existência, visto que nas últimas duas décadas não assinalou a sua presença em provas de resistência.

Com uma potência máxima que ultrapassa os 500 cavalos, o modelo recorre ao mesmo V6 biturbo de 2.9 litros de série, ainda que com pequenas alterações. Acusa agora 1400 kg (menos 200 kg que a versão original) e a velocidade máxima que alcança agora os 322 km/h. Os 0 aos 100 km/h cumprem-se em apenas 3 segundos.

No exterior as alterações mais visíveis são a asa traseira em fibra de carbono que foi desenvolvida especificamente para cumprir as regras da prova. No interior podemos observar bastantes modificações, uma enorme roll-cage homologada pela FIA, cintos de seis pontos e a ausência de painéis de insonorização, que deram lugar a fibra de carbono por questões de redução de peso.

A sua categoria é ainda difícil de definir. Nas 24 Horas de Nürburgring participam equipas altamente profissionais com modelos de GT3 como o Porsche 911 ou o Audi R8 até equipas de categorias amadoras com veículos como um Volkswagen Scirocco. O Giulia em principio irá enfrentar concorrentes ao de BMW M4, Aston Martin Vantage ou ainda com o novo Toyota GR Supra, que competem na categoria GT4.

Vamos poder acompanhar este verdadeiro “touring car” nas 24 Horas de Nürburgring que se vão realizar entre 24 e 27 de Setembro.

Se ficaram com saudades de grandes sedans de competição como a Volvo 850 de BTCC dos anos 90, passem no canal de Youtube e vejam o nosso projecto da #INGRID

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *