Novo Bmw M4 Competition, o difícil é andar a direito

O novo Bmw M4 Competition é a receita moderna para um carro quase perfeito. Um motor potente, uma plataforma bastante eficaz e tração no sítio correto, traseira. É uma máquina bastante competente mas mais importante que isso é um muito mas mesmo muito divertido.

Bmw M4

No exterior acho que já todos estamos a aceitar lentamente esta alteração meio radical da Bmw e conseguimos simpatizar com o novo rosto da marca, uns mais outros menos. Eu já estou nesta fase em que aceito bem esta alteração estética e no caso do M4 ainda resulta melhor. Mais agressivo e mais largo assume melhor esta alteração de “look”.

Um coupé que aparenta bem o seu propósito. Na rua consegue ser o centro das atenções, seja pela presença visual bastante vincada ou por uma nota de escape mais entusiasmada. O escape é agradável mas sem dúvida que poderia ser mais vivo, nota-se evidentemente que as restrições de gases e processos de filtrar os gases poluentes estão presentes e fazem com que o som se perca. Nada que um escape modificado não resolva.

Bmw M4

Vamos falar sobre este motor que me surpreendeu bastante, não pela disponibilidade de potencia mas sim pela eficácia energética. Ou seja, que é uma grande máquina nós já sabíamos que ia ser. Um 3 litros de seis cilindros twin-power turbo de 510 cavalos e 650 Nm de binário capaz de uma velocidade máxima de 290 km/h (neste caso do competition) só poderia resultar bem. A aceleração ate aos 100 km/h é despachada em apenas 3.9 segundos e até aos 200 km/h em cerca de 12 segundos.

No papel e na realidade é um carro que surpreende porque apensar de andar bastante rápido e ter prestações incríveis os consumos conseguem ser baixos. Tendo presente que é um seis cilindros de 510 cavalos, consumos na casa dos 9 litros em estrada e de 15 litros aos 100 km com andamentos completamente irresponsáveis (em termos energéticos) é algo bastante positivo. Sim eu sei que quem compra um Bmw M4 Competition não quer saber dos consumos, mas é prova de que o carro é tão eficiente que utiliza de forma correta o combustível. Uma prova de que é uma máquina bastante evoluída.

Bmw M4

O que é que transforma o Bmw M4 Competition num carro tão amado e divertido de conduzir? Uma questão muito simples, tração traseira, o sonho de qualquer vândalo. O carro é tão seguro ao deslizar que conseguimos facilmente encontrar o ponto de derrapagem certo e fazer um bom uso do avaliador de drift da Bmw. Um dispositivo no infotainment que nos informa de qual o ângulo, tempo e metros que percorremos com o carro de lado. São estas pequenas coisas que tornam o Bmw M4 Competition para mim tão divertido de conduzir. É por isto que considero ser a receita moderna para um carro quase perfeito

Bmw M4

Visto que o Bmw M4 Competition é um modelo que começa nos 121 mil euros em Portugal face aos 117 mil do M4 Coupé normal a recomendação que faço é apostarem no Competition. Porquê? Porque as alterações são ligeiras mas tornam o M4 mais dinâmico, rápido, e porque podem sempre dizer que o vosso é o Competition. O única coisa que perdem, e para mim o único argumento possível para adquirir um M4 normal, é o facto de este ter caixa manual de seis relações. Mas acreditem neste carro a diversão é tanta que com caixa manual ou caixa automática de 8 velocidades ninguém se vai arrepender.

Bmw M4

É por isto que considero o M4 Competition a receita moderna para um carro quase perfeito. Apesar de toda a tecnologia, que tem bastante, podemos e temos liberdade para nas circunstâncias certas sermos uns autênticos vândalos.

Conseguimos transformar qualquer momento ao volante deste carro numa verdadeira competição de quem é o rei do drift. Será que é daí que vem o nome Competition?

Ensaio em vídeo do novo BMW M4 Competition

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *