Pagani Huayra R o V12 aspirado exclusivo para pista

O Pagani Huayra R trata-se de uma versão extrema do Huayra que está destinado ao uso exclusivo nas pistas do mundo.

Pagani Huayra R

O Pagani Huayra R pesa apenas 1.050 kg (seco) e, ao contrário do Huayra, usa um motor V12 de 6,0 litros naturalmente aspirado que grita a uns impressionantes 9.000 rpm e produz 838 cv e 750 Nm de torque. O motor e a caixa de velocidades sequencial de seis mudanças foram projetados pela equipa de corrida alemã HWA, que desenvolve projetos como o Mercedes-AMG GT, Fórmula 2, Fórmula 3 e Fórmula E.

O chassi do Huayra R é ainda novo, com a rigidez estrutural do monocoque de fibra de carbono aumentada em 16 por cento em comparação com o carro de estrada. O chassi incorpora totalmente os assentos.

Pagani Huayra R

O resto do carro é como podemos esperar quando se trata de uma marca de automóveis de ponta, com a Brembo desenvolvendo e construindo um sistema de travagem de cerâmica de carbono de última geração, e o APP fornecendo jantes de liga leve de 19 polegadas, envoltas em borracha da Pirelli.

Pagani Huayra R

No interior, o condutor pode usar o volante multifuncional para ajustar o controle de tração, o sistema de ABS e rádio no carro para estar em contacto a box e os spotters. A suspensão controlada eletronicamente também pode ser ajustada na consola central. Há até um sistema de telemetria a bordo, para que o condutor possa ficar de olho no estado da mecânica, bem como analisar como pode ir mais rápido e melhorar o tempo de volta com um pacote de telemetria completo.

 A Pagani proporcionará aos proprietários “eventos altamente personalizados” para desfrutar do R e do barulho que aquele belíssimo V12 faz.

Pagani Huayra R

O sistema de escape é feito em liga de Inconel foi projetado para ser o mais leve possível, ao mesmo tempo em que fornece o máximo fluxo de ar, enquanto dá ao carro a voz de um “carro de F1 do passado”, de acordo com Pagani. E se a “polícia do ruído” considerar seu Huayra R muito alto, a Pagani até forneceu silenciadores de encaixe rápido, para que você possa cumprir o limite de volume de 110dB exigido pela FIA que é imposto a muitos circuitos.

Pagani Huayra

Pagani construirá apenas 30 exemplares do Huayra R, com um valor legal de 2,6 milhões de euros mais impostos cada, é sem dúvida um brinquedo muito dispendioso, mas que apesar disso todas as unidades já se encontram vendidas.

Artigo escrito por Filipe Duque

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *