Volkswagen Golf GTI Clubsport 45 um modelo muito especial

O Volkswagen Golf GTI nasceu verão de 1976. Naquela época, ninguém tinha qualquer ideia que o Golf GTI acabaria por se tornar o carro desportivo compacto de maior sucesso. Mas foi exatamente isso que aconteceu. A produção iniciou-se com 5000 veículos e hoje já ultrapassa mais de 2,3 milhões de unidades vendidas.

Volkswagen Golf

Agora a Volkswagen está comemorar o 45º aniversário deste carro icónico com um modelo de aniversário: o Golf GTI Clubsport 451. Trata-se de uma edição exclusiva do Golf GTI Clubsport de 296 cavalos. Por ser tão limitado o Clubsport 45 é automaticamente um carro de colecionador. As encomendas começam dia 1 de março e o preço anunciado para o mercado Alemão começa a partir de 47 790 €.

Comparando o Golf GTI Clubsport “normal” com o Golf GTI conseguimos ver algumas diferenças. Temos um aumento de 55 cavalos no motor TSI e um modo de condução especifico para track days. Visualmente o Clubsport tem entradas de ar maiores, fornecendo mais oxigênio para o motor, um spoiler de teto especialmente projetado para permitir um melhor fluxo de ar e mais downforce. Ainda tem um sistema de escape desportivo, menos restritivo que permite ouvir um pouco mais o rugido deste 4 cilindros turbo.

Por falar em quatro cilindros furiosos, quem é que já viu o 595 com mais de 250 cavalos?
Volkswagen Golf

O Clubsport 45 está pronto para ir para a estrada com mais personalização individual do que nunca. O exterior apresenta um impressionante teto e spoiler em preto, uma homenagem ao vidro traseiro com moldura preta do primeiro Golf GTI.

Com o pacote Race, exclusivo para o Golf GTI Clubsport 45, o modelo equipa rodas de liga leve Scottsdale de 19 polegadas em acabamento preto de alto brilho, com um detalhe em Vermelho Tornado. O pacote Race também inclui um escape desportivo e a remoção do limitador de velocidade (caso contrário, a velocidade máxima é limitada a 250 km/h). Letras no painel lateral e o “45” adicionado às letras do porta bagagens. A série Clubsport 45 também apresenta farós IQ.Light LED matrix com a faixa vermelha que está incluída em todos os GTIs.

Volkswagen Golf

O interior do modelo de aniversário também exibe a insígnia clássica do GTI. Inclui as letras GTI nas costas dos bancos da frente. Um “45” adiciona a personalidade do volante desportivo multifuncional. Com o novo Golf GTI Clubsport 45, a Volkswagen está a adicionar um novo capítulo às versões GTI de alto desempenho lançadas: o primeiro Golf GTI Clubsport foi lançado em 2016, no 40º aniversário do Golf GTI. Esse primeiro membro do Clubsport alcançava 260 cv e podia fornecer temporariamente 286 cv usando um overboost.

Volkswagen Golf

Nesse mesmo ano também vimos a chegada do Golf GTI Clubsport S com 306 cv. Em 2020 a Volkswagen lançou o novo Golf GTI Clubsport, um carro que apresentava um diferencial autoblocante elétrico, assim como o novo Clubsport 45.

Curiosamente, com as restrições em relação aos carros mais desportivos que temos vindo a ver ao longo dos anos, faz-nos ponderar se esta oitava geração será o último Golf GTI que vemos movido exclusivamente a gasolina? Ou será que a Volkswagen tem mais uns truques debaixo da manga?

Artigo de Filipe Duque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *