Revelado novo Ford Ranger Raptor e chega ainda em 2022!

Próxima geração do Ford Ranger Raptor foi anunciada e promete estabelecer novos padrões nas Pick-up de performance! Chega no verão de 2022 e isto é o que se sabe para já!

Ford Ranger Raptor

A maior novidade para os fãs de desempenho é a introdução de um novo motor a gasolina EcoBoost V6 de 3,0 litros twin-turbo ajustado pela Ford Performance para produzir 288 cv e 491 Nm de torque. O novo motor oferece um enorme aumento de potência em relação ao atual motor diesel bi-turbo de 2,0 litros, que continuará disponível no Ranger Raptor de última geração a partir de 2023, com detalhes específicos do mercado disponíveis mais perto do lançamento.
O motor EcoBoost V6 de 3,0 litros twin-turbo possui um bloco de cilindros de ferro grafite compactado, que é cerca de 75% mais forte e até 75% mais rígido do que o ferro usado nas peças fundidas tradicionais. A Ford Performance garantiu que o motor fornecesse uma resposta imediata aos comandos do acelerador, e um sistema anti-lag de corrida semelhante ao visto pela primeira vez no carro de estrada Ford GT e no Focus ST permite uma entrega rápida de impulso sob demanda.

A nova transmissão do Ranger Raptor oferece aceleração sem esforço em cascalho, lama e areia. Para corresponder a este desempenho abrangente, um sistema de escape ativo controlado eletronicamente amplifica a nota do motor em quatro modos selecionáveis, permitindo que o Ranger Raptor adapte seu caráter vocal.
O condutor pode escolher o som do motor preferido pressionando um botão no volante ou selecionando um modo de direção que usa uma das seguintes configurações:
• Silêncio – prioriza o silêncio sobre o desempenho e o som para manter a paz com os vizinhos nas primeiras horas da manhã
• Normal – destinado ao uso diário, este perfil oferece uma nota de exaustão com presença sem ser muito barulhento para uso na rua. Este perfil é aplicado por padrão aos modos de condução Normal, Escorregadio, Lama/Ruts e Rock Crawl
• Sport – oferece uma nota mais alta e dinâmica
• Baja – o perfil de escape mais marcante em volume e nota, no modo Baja o escape se comporta mais como um sistema direto. Destinado apenas para uso off-road.

Ford Ranger Raptor

Os amortecedores com Bypass FOX® Live Valve de 2,5 polegadas de última geração apresentam tecnologia de controle de ponta que oferece capacidade de amortecimento sensível à posição. Esses amortecedores são os mais sofisticados já instalados no Ranger Raptor e têm óleo com infusão de Teflon™ que reduz o atrito em cerca de 50% em comparação com os do veículo anterior.
Enquanto o hardware é FOX®, o trabalho de ajuste e desenvolvimento foi realizado pela Ford Performance usando uma mistura de engenharia auxiliada por computador e testes do mundo real. Tudo, desde ajustar as taxas de mola até definir a altura de deslocamento, ajuste de válvula e afiar as zonas de deslocamento, foi realizado para criar o equilíbrio perfeito entre conforto, controle, estabilidade e tração dentro e fora de estrada.

A capacidade do Ranger Raptor de enfrentar terrenos acidentados é aprimorada ainda mais com uma proteção na parte inferior da carroçaria. A placa de ‘bash‘ frontal é quase o dobro do tamanho da unidade padrão da Next-Gen Ranger e é feita de aço de alta resistência com 2,3 mm de espessura. Esta placa, combinada com a blindagem inferior do motor e a blindagem da caixa de transferência, foi projetada para proteger os principais componentes, como radiador, sistema de direção, travessa dianteira, cárter do motor e diferencial dianteiro.
Ganchos de reboque com classificação dupla na frente e na traseira oferecem opções de recuperação flexíveis durante a condução off-road; o design facilita o acesso a um dos ganchos de reboque se o outro estiver enterrado, além de permitir o uso de cintas de equilíbrio durante as recuperações de arremesso em areia profunda ou lama espessa.

Ford Ranger Raptor

Pela primeira vez, o Ranger Raptor recebe um sistema avançado de tração nas quatro rodas em tempo integral com uma caixa de transferência de duas velocidades controlada eletronicamente, combinada com diferenciais dianteiro e traseiro – um recurso valioso para off-road extremo.

Cada modo de condução selecionável ajusta uma série de elementos, desde motor e transmissão até sensibilidade e calibração do ABS, controles de tração e estabilidade, atuação da válvula de escape, direção e resposta do acelerador. Além disso, os medidores, as informações do veículo e os temas de cores no painel de instrumentos e na tela sensível ao toque central mudam com o modo de direção selecionado.
Na estrada
• Normal – projetado para conforto e eficiência de combustível
• Sport – mais responsivo para uma condução em estrada animada
• Escorregadio – para uma condução mais confiante em superfícies escorregadias ou irregulares
Fora da estrada
• Rock crawl – para controle ideal em condução em velocidade muito baixa em terrenos rochosos e irregulares extremos
• Areia – otimiza as trocas de velocidade e a entrega de potência para progredir em areia e neve profunda
• Lama/Ruts – para máxima aderência durante o arranque e manutenção do impulso do veículo
• Baja – define todos os sistemas para ataque máximo para desempenho off-road de alta velocidade de pico
O Ranger Raptor de última geração também possui o Trail Control™, que é como o controle de cruzeiro para off-road. O condutor simplesmente seleciona uma velocidade definida abaixo de 32 km/h e o veículo gere sua aceleração e travagem enquanto o condutor se concentra na direção em terrenos difíceis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *