O primeiro GR Yaris de Rally vai-se estrear na Austrália

O primeiro Toyota GR Yaris de rally de competição totalmente homologado foi revelado, vindo de uma fonte um tanto inesperada. Todos nós conhecemos a história: A Gazoo Racing queria um carro de rally sob medida para sua luta pelo título do WRC, ao qual a Toyota obedeceu ao projetar o dolorosamente personalizado e caro GR Yaris – apenas para que os regulamentos mudassem passado uns tempos.

O primeiro GR Yaris de Rally

Ao que parece o Hugo Marcos não foi o único a querer experimentar o GR Yaris fora do alcatrão, a Neal Bates Motorsport (NBM) desenvolveram juntamente com a Toyota Austrália o GR Yaris AP4. O resultado desta parceria está à vista, é um Yaris GR com um aspecto ainda mais agressivo que o seu irmão de estrada, com o alargamento das abas da cava de rodas, as entradas de ar e adição de um aileron torna-o muito mais capaz para atividades fora do asfalto e além de que este certamente irá ter um ronco muito mais imponente.

Compatível com o WRC ou não, o GR Yaris ainda é uma base ideal para outras classes de carros de rally, construído de acordo com os regulamentos de rally da Ásia / Pacífico, a classe equivalente às especificações de Rally2 e R5 que correm no WRC2 e outras categorias de rally globais.

O primeiro GR Yaris de Rally

De acordo com os regulamentos, o tejadilho e as portas são compartilhados com o GR Yaris de estrada, mas o chassi e os sistemas de suspensão foram reprojetados de acordo com as especificações da competição. As torres de suspensão são feitas sob medida e foram aumentadas em 50 mm extras em cada canto para abrigar amortecedores e molas sob medida com curso máximo de 265 mm na frente e 280 mm na traseira. Os braços de suspenção, braços de controle e braços de direção também são feitos sob medida, projetados e fabricados internamente pela NBM.

O primeiro GR Yaris de Rally

O motor 1.6 litros de três cilindros também é baseado no carro de produção, utilizando o mesmo bloco, cabeça e coletor de admissão, mas o coletor de escape, turbo e o sistema de escape foram trocados por unidades de especificação de competição.

A Toyota não revelou a potência máxima, mas diz que está acima do carro de estrada, que é avaliado em 261 cv. Conectada ao motor está uma caixa sequencial de seis velocidades que propela as quatro rodas por meio de um novo sistema de tração integral mecânica com divisão 50/50 estática, tudo isto fornecido pela Sader.

O primeiro GR Yaris de Rally

O fundador da NBM, Neal Bates, é considerado um dos pilotos de rally mais bem-sucedidos da história da Austrália, forjando a sua reputação tanto no Campeonato Australiano de Rally e nas campanhas de rally de asfalto em toda a Austrália nos últimos 30 anos.

O primeiro GR Yaris de Rally

O GR Yaris AP4 irá competir apenas no Campeonato Australiano de Rally com o apoio de fábrica, mas nem a Toyota Austrália ou NBM anunciou estar disponível para equipas particulares ou internacionais no futuro.

Artigo de Filipe Duque

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *