Donkervoort D8 GTO-JD 70, um Kart com motor de Audi RS 3

O novo modelo limitado da Donkervoort assinala os 70 anos do fundador desta marca de automóveis. O exclusivo D8 GTO conta com números e prestações de carros como o McLaren Senna mas custa menos 800 mil euros.

A Donkervoort é uma marca de automóveis desportivos holandesa que se fundou em 1978 e produzia modelos baseados no emblemático Lotus Seven. Até 1996 a marca recorreu a motores e componentes Ford, para equipar os seus modelos, mas actualmente esses componentes são fornecidos pela Audi, que combinados com automóveis de 600 ou 700 quilos resulta em máquinas extremamente potentes.

O novo D8 GTO-JD 70 é baseado na plataforma do modelo D8 GTO mas conta com detalhes únicos que o tornam mais desportivo. O novo corpo de fibra de carbono gera um total de 130 kg de downforce que combinado com pneus Nankang semi-slick para estrada lhe permitem gerar uma força de 2 G em determinadas curvas.

A nível de motor o modelo conta com um bloco de 2.5 litros turbo com cinco cilindros (o mesmo do Audi RS 3), que lhe garantem aproximadamente 415 cavalos e 580 Nm de binário. Directamente ligado a uma caixa de velocidades manual de cinco velocidades os 0 aos 100 km/h são realizado em apenas 2.7 segundos com uma força de 1.02 G em plena aceleração graças aos 695 kg que o modelo acusa.

O modelo atinge a velocidade máxima de 280 km/h e possui um diferencial auto-blocante. As ajudas electrónicas foram mantidas ao mínimo para manter a ligação do condutor com a máquina. Apresenta um sistema de rev-matching automático que pode ser ajustado para as necessidades do condutor.

Habituados a transmitir sensações fortes, os modelos da Donkervoort seguem o modelo “No Compromise”, que se traduz por pouca interferência electrónica com a condução. Sistema de travagem ABS, controlo de estabilidade e tracção ou até direcção hidráulica ou eléctrica são “luxos” com que poucos modelos da marca apresentam.

Vão ser produzidas apenas 70 unidades do D8 GTO-JD 70 e os preços começam nos 198,000 mil euros. O primeiro exemplar já saiu da fábrica e pode ser vendidos em todos os países da Europa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *