Novo Kia Sorento, uma grande afirmação

A marca sul coreana, Kia, que pertence ao grupo Hyundai, tem vindo a conquistar cada vez mais terreno no mercado mundial. Começou com modelos simples, robustos, e preços competitivos, o que conquistou muitos compradores. Um percurso que lhe permitiu chegar a 2020 e apresentar um SUV como o novo Sorento, um verdadeiro símbolo do que a marca pode e é capaz de produzir.

Apresenta-se como um SUV médio de linhas rectas e cantos bem definidos que assume um aspecto robusto. A nova grelha “nariz de tigre”, como refere a marca, e os faróis traseiros verticais transmitem uma enorme presença na estrada. Concorre com modelos como o Skoda Kodiaq, Jeep Cherokee ou o Audi Q5.

Em termos de performance o novo Kia Sorento demonstra a sua preocupação com o meio ambiente e pela primeira vez apresenta opções com motores eléctricos, tornando-se mais rápido e menos poluente que a geração anterior.

Conta com três motorizações disponíveis. O Híbrido, utiliza o sistema “Smartstream”, um motor 1.6l TGDi, e um motor eléctrico combinando a potência em 230cv e 350 Nm. A versão Híbrido Plug-in, que será disponibilizada mais tarde para venda, conta com o mesmo motor 1.6l TGDi mas o motor eléctrico será mais potente, resultando num total de 265cv. Ambos os modelos contam com uma caixa de velocidades automática de 6 velocidades. Este novo motor 1.6l turbo a gasolina apresenta a nova tecnologia de Alteração Contínua do Tempo de Abertura das Válvulas (CVVD), em que o tempo de abertura das válvulas depende do estilo de condução adoptado.

Destaque para a versão Diesel que conta com um motor 2.2 CRDi de 202cv e 440 Nm de binário, que recebe a nova caixa de 8 velocidades automática com dupla embraiagem.

Todas as três versões contam com um sistema de tracção AWD (All Wheel Drive). Dispõem dos modos, neve, lama e areia, conforme as necessidades de tracção, e ainda do sistema de travão automático em descidas, facilitando as aventuras fora de estrada.

Mas não é só por fora que se sente o grande salto na evolução do modelo relativamente ao seu antecessor. Dentro do habitáculo, também se sente que estamos dentro de um SUV robusto, que utiliza materiais de grande qualidade. Destaque para o ecrã táctil de 10,25 polegadas da Kia, que oferece navegação audiovisual, e um novo painel de instrumentos digital de alta resolução com 12,3 polegadas. As luzes ambiente que mudam de cor, “Mood Lighting”, e para o potente sistema de som surround BOSE com 12 altifalantes, são algumas das particularidades que se podem ter no novo modelo. Por fim uma nota aos 7 lugares que equipam todas as versões deste modelo, incluindo a versão base, um bom argumento que o diferencia da sua concorrência.

Em termos tecnológicos destaca-se ainda o sistema anti colisão frontal, que detecta pessoas, ciclistas e veículos, algo importante nos dias de hoje devido ao aumento de ciclistas. No painel de instrumentos também surge uma câmara de ângulo morto sempre que se muda de faixa. E por fim o controlo remoto do carro com a chave, permite avançar ou recuar o carro estando fora dele, útil quando alguém estaciona demasiado perto.

Começa a ser vendido já este ano na Coreia do Sul e mais tarde no resto do mundo, incluindo Portugal. Os preços ainda não estão disponíveis, mas podemos esperar algo na casa dos 40/50 mil euros, dependendo dos extras. Quem comprar este modelo em Portugal irá receber a já conhecida garantia de 7 anos ou 150 000 km fornecida de série, exclusiva da Kia.

O novo Sorento é um verdadeiro topo de gama, e vem iniciar uma nova era, dentro da marca sul coreana, com carros mais tecnológicos e sofisticados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *