Novo Aston Martin Vantage Roadster

Dois anos depois de ter sido lançado o Aston Martin Vantage Coupé surge agora a versão Roadster, onde a grande diferença entre os dois modelos é mesmo o facto de não ter um tejadilho rígido.

A nível de motor o novo Vantage Roadster conta com o motor V8 twin-turbo emprestado da AMG, mas calibrado pela Aston Martin produzindo 510 cavalos e 685 Nm de força. A caixa de velocidades é uma ZF de oito relações muito rápidas que permitem atingir os 100 km/h em apenas 3,7 segundos e uma velocidade final de mais de 300 km/h com o tejadilho fechado, já que de tecto aberto a marca inglesa não apresentou qual o limite que devemos respeitar.

A Aston Martin afirma que tem a capota com sistema eléctrico mais rápido do mercado que permite abrir o tejadilho em apenas 6,7 segundos e fechar em 6,8 segundos, com a vantagem de poder estar a circular até uma velocidade máxima de 50 km/h enquanto realiza a rápida operação.

Como em todas as versões descapotáveis de modelos que começam a vida em configuração Coupé o chassi teve obrigatoriamente de ser reforçado para melhorar a estabilidade a alta velocidade e nas curvas mais apertadas. O novo Vantage Roadster pesa agora 1628 kg, mais 60 kg que o Vantage Coupé, um valor pouco expressivo graças ao alumínio extremamente leve que foi utilizado.

A nível electrónico conta com todas as ajudas disponíveis do modelo de tecto rígido como a suspensão e diferencial electrónico, o sistema de estabilidade, entre outros. Apresenta também os modos de condução Sport, Sport Plus e Track que foram especialmente adaptados para esta versão de sensações a céu aberto que o tornam tão dinâmico quanto o “irmão” Coupé.

Existem ainda rumores que mais próximo do final do ano possa ainda surgir a opção de escolher o modelo com caixa de velocidades manual.

O novo Aston Martin Vantage Roadster vem competir com o Porsche 911 Cabriolet. Ainda não se sabem os preços, mas tudo aponta que irá ser bastante mais caro na versão “base” equivalente. Em termos práticos em Portugal o Porsche 911 Carrera Cabriolet custa pouco mais de 150 000 euros e o novo Aston Martin irá ultrapassar os 200 000 euros, podendo claro ainda variar o preço. De qualquer maneira não é algo necessariamente negativo visto que para além de ser mais potente é mais exclusivo, factor decisivos na hora da compra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *