Lotus Emira foi revelado para 2022, vem aí um novo coupé

O Lotus Emira foi revelado e vem substituir modelos como o Elise, o Exige e o Evora. Será o último modelo da marca inglesa unicamente a gasolina e um concorrente direto do Porsche Cayman.

Lotus

Ao fim de 25 anos a Lotus volta a lançar um modelo completamente novo, com uma plataforma exclusiva e motores bastante apetecíveis.

Relativamente ao motor existem duas opções. O mais expressivo é o potente V6 de 3.5 litros da Toyota equipado com um compressor capaz de produzir 400 cavalos que pode receber uma caixa manual ou automática de seis relações. Este modelo faz-se ainda acompanhar de um diferencial autoblocante para conseguir transmitir todos os cavalos ao solo.

Lotus

A segunda opção de motor é um 2 litros de 4 cilindros de origem Mercedes-Benz, mais propriamente AMG já que é a mesma unidade que equipa o famoso A45 AMG. Tal como no modelo da Mercedes este vai receber a caixa automática de dupla embraiagem com 8 realções. Inicialemnte este modelo vai contar com cerca de 360 cavalos, o que torna apenas 40 cavalos menos potente que o seu “irmão V6” mas 50 quilos mais leve.

Torna-se claro que as propostas de modelos são bastante distintas pois a forma e sensação de condução é bastante diferente. O 2 litros compete com modelos como o Alpine A110S ou o Porsche 718 Cayman S enquanto que o V6 já faz frente a modelos como o Porsche 718 Cayman GTS 4.0.

Relativamente ao seu peso o Lotus Emira pesa 1405kg com o motor de 4 cilindros (1455kg no V6) e consegue completar a aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 4 segundos na versão mais potente (4,5 segundos com o 4 cilindros).

Lotus

O seu preço oficial ainda não é conhecido, mas é sem dúvida um Lotus digno de se chamar Lotus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *