Renault tem planos para uma 4L 100% elétrica

A Renault parece pronta para seguir o renascido Renault 5 EV com outra interpretação moderna de um ícone da marca, uma nova Renault 4L. Os primeiros sinais apontam para a 4L sendo um SUV compacto e totalmente elétrico em comparação com o Renault 5 elétrico de segmento B, que foi apresentado como protótipo no início do ano.

Renault

As imagens secretas mostram o design da nova Renault 4L, apesar de pouca qualidade mostram algumas linhas que nos poderá indicar o look que pretendem seguir. As semelhanças entre a antiga 4L e o novo carro incluem o perfil distinto e o pilar em forma de C, enquanto o painel frontal tem uma forma semelhante às versões posteriores da marca.

A principal diferença entre o antigo e o novo é a adoção de algumas sugestões de design de SUV robusto, ou seja, ligeiramente mais levantado e a aparência robusta correndo em redor das embaladeiras e das cavas de roda.

Renault

Atualmente, a Renault não tem um SUV elétrico compacto na sua linha europeia, mas apresentará um com a próxima geração do Megane totalmente elétrico, que será algo idêntico em tamanho ao Captur. Ainda pode haver espaço abaixo disso para a 4L, que também pode ser oferecida como uma variante de veículo comercial.

O CEO Luca de Meo foi questionado se a marca gostaria de apresentar mais novos modelos com base no catálogo anterior da marca disse: “A resposta é sim. Acho que houve tantos produtos no passado da Renault que fizeram história. Seria uma pena não renovarmos essa longa tradição. Não estamos aqui apenas a olhar no espelho retrovisor. Estamos aqui para reinventar as coisas. Acho que o Renault 5 é um bom exemplo disso. “

Renault

Ao longo de uma produção de 31 anos que vai de 1961 a 1992, a marca produziu mais de oito milhões de unidades de 4L’s.

Este ano, a 4L original comemora seu 60º aniversário, e a Renault brinca que haverá uma “surpresa” baseada na carrinha 4L em novembro. Isso poderia ser uma indicação de que poderíamos ver um protótipo apresentando o veículo até o final de 2021, e junta-se a outros rumores de que a nova 4L oferecerá uma variante de veículo comercial elétrico barato.

Renault

Caso a 4L seja baseada nos mesmos fundamentos do novo 5, irá usar a plataforma CMF-B atualmente sustentando o hatchback Zoe, que é uma versão modificada dos fundamentos do Clio adequados para um trem de força totalmente elétrico.

Será que a Renault devia deixar os seus ícones em paz? Ou será que faz bem em lhes dar uma nova vida? Só o futuro dirá mas muitos puristas não estão a gostar que os seus carros favoritos de infância estejam a ser transformados em SUV’s elétricos mas veremos  como será o resultado final.

Artigo escrito por Filipe Duque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *