Este é o carro elétrico mais barato da Europa

Este é o Dartz Freze Nikrob, o carro elétrico mais barato da Europa e um inimigo do Dacia Spring, o o SUV elétrico mais acessível da Dacia.

Este

O Dartz Freze Nikrob é o novo carro elétrico mais barato da Europa e é produzido na Lituânia. No entanto trata-se de uma cópia exata do Wuling Hongguang, uma espécie de Smart elétrico produzido China que já é bastante famoso. Em menos de um ano a SAIC-General-Wuling, empresa que produz o Wuling Hongguang, já vendeu mais unidades deste modelo na China do que marcas de automóveis elétricos como a Tesla. A Dartz apercebeu-se deste fenómeno e decidiu criar um “badge engineering” do modelo na Europa, o novo Dartz Freze Nikrob.

Este

O seu ponto forte é mesmo o preço. Na Lituânia custa 9.999 euros e estima-se que em Portugal possa ter esse mesmo valor. Em comparação o Dacia Spring custa mais 3800 euros (embora seja um modelo bastante diferente). No entanto a custar menos de 10.000 euros o Dartz já está a conquistar bastante público, tanto particulares como empresas que conseguem ver bastante potencial neste modelo.

Existe ainda uma versão topo de gama do Dartz Freze Nikrob que chega aos 14.999 euros, o Luxury. Onde vem incluído uma bateria com mais autonomia, e uma maior insonorização com vidros e acabamentos mais grossos.

Este

A nível de motor o modelo equipa um totalmente elétrico de 13 kW, ou seja 18 cavalos e 85 Nm de binário. A velocidade máxima está limitada aos 100 km/h e conta com duas opções de baterias, 9,2 ou 13,9 kWh, sendo a autonomia máxima de 200 km. Não é mesmo um modelo virado para a performance, mas felizmente não é esse o seu objetivo. O propósito do Dartz Freze Nikrob é deslocar-se dentro da cidade onde as velocidades nunca ultrapassam os 100 km/h e que a sua condução seja o mais simples possível, até em estacionamento onde os 2,9 metros de cumprimento o ajudam.

Este

Não se trata de uma cópia exata do modelo chinês, para vir para a Europa o modelo recebeu sistemas eletrónicos de segurança para o condutor e os ocupantes, obrigatórios na Europa e dispensáveis na China.

Para já ainda não se sabe até que ponto é que este modelo e esta marca pode entrar em Portugal. No entanto a empresa afirma que em caso de avaria consegue entregar peças no prazo de 7 dias. Um bom argumento para os possíveis clientes não se sentirem intimidados.

Será que vamos receber o Dartz Freze Nikrob em terras lusitanas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *