Dodge RAM 1500 TRX, a pick-up mais potente do mundo

Cuidado Ford F-150 Raptor a nova RAM 1500 TRX vem marcar a posição de pick-up mais potente do mercado e ultrapassa os 700 cavalos.

Com 2 metros de altura o seu aspecto é no mínimo imponente, até na América do Norte, onde existem automóveis de grandes dimensões. No exterior as diferenças em relação ao modelo tradicional RAM 1500 são várias.

Na frente o pára-choques agressivo preto e as protecções de motor em cinzento denunciam que se trata de uma versão “off-road”. O modelo recebeu ainda faróis totalmente em LED e na traseira também conta com apontamentos únicos como um pneu opcional montado na caixa de carga ou os farolins escurecidos.

A nível de motor a RAM 1500 TRX apresenta um bloco V8 com 6.2 litros HEMI de 712 cavalos e 868 Nm. Recorre a uma caixa automática de oito velocidades TorqueFlite, com caixa de redutoras. A aceleração até aos 100 km/h leva apenas 4,5 segundos, um número expressivo para um veículo com 2,5 toneladas. Para ajudar a transmitir a potência ao solo a pick-up foi equipada com um eixo rígido na traseira, Dana 60 reconhecido pela sua resistência, que recorre a um diferencial autoblocante electrónico.

A velocidade máxima fica ainda limitada aos 190 km/h por questões relacionadas com a segurança, visto que um automóvel com estas características se torna instável a alta velocidade, mesmo quando calça pneus 325/65R18 Goodyear Wrangler Territory.

Amortecedores adaptativos da Bilstein foram trabalhados para melhorar os ângulos de ataque da pick-up. Conta com um modo “Baja” onde o motor, a caixa de velocidades, a suspensão e outros componentes como a pressão dos pneus e o controlo de estabilidade ficam adequados a uma condução fora de estarda.

No interior o nível de construção é elevado, tendo em mente o mercado das “pick-up’s”. Um ecrã de 9,2 polegadas destinado para o painel de instrumentos e outro de 12 polegadas para o infotainment, ou o sistema de som de 19 altifalantes da Harman Kardon são algumas da várias tecnologias desta RAM 1500 TRX.

Por incrível que pareça, o bloco V8 de 6.2 litros HEMI com 712 cavalos cumpre os níveis de dióxido de carbono da Europa, devido a catalisadores específicos no sistema de escape. Ou seja, antes do inverno começa a ser comercializada nos EUA e existe a possibilidade de ser vendida em países europeus como a Alemanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *