Cupra Formentor um SUV para quem gosta de conduzir

Cupra Formentor é o primeiro modelo a ser totalmente desenvolvido pela marca e é a prova de que um SUV pode ser bastante dinâmico, precisa é de ter os ingredientes certos.

cupra formentor

No exterior a missão foi cumprida e a sua presença está sempre assinalada, dificilmente se deixa escapar o SUV, seja por ser novo ou simplesmente pelas suas linhas únicas que relembram modelos como o Alfa Romeo Stelvio ou o Lexus UX. Não existe dúvida que se trata de um modelo de performance pois todas as suas formas são bastante dinâmicas que combinam bastante bem com as jantes de 19 polegadas.

cupra formentor

É ainda de salientar que ao volante o modelo marca por ter um capô bastante pronunciado e longo que transmite s sensação de estarmos a conduzir um GT.

cupra formentor

Não posso deixar de abordar um dos fatores mais importantes desta versão mais potente do Formentor que é o seu motor. Um bloco de 2 litros com quatro cilindros turbo a gasolina que produz uns incríveis 310 cavalos tração nas quatro rodas (4Drive) e caixa automática DSG de oito velocidades bastante rápida. A sua aceleração dos 0 aos 100 km/h (com launch control) é cumprido em apenas 5 segundos sendo que a velocidade máxima se encontra limitada aos 250 km/h.

cupra formentor

A nível sonoro o modelo conta com quatro saídas de escape verdadeiras e é satisfatório mas não se perdia nada em colocar um pouco de mais entusiasmo. Em modo Cupra a válvula de escape abre-se e ouvimos mais som mas pessoalmente colocaria um escape mais animado.

Revê aqui o ensaio no nosso canal de Youtube

Um fator a meu ver negativo prende-se com o som falso vindo das colunas que imita motor V8, algo comum nos dias de hoje, um mal dos tempos modernos.

cupra formentor

No interior contamos com um volante desportivo de pele perfurada com um tamanho ideal não muito grosso onde o destaque vai para o botão de ignição integrado e para o botão especial “Cupra”. O Ecrã de infotainment é de 12 polegadas e bastante fácil de utilizar e para o painel de instrumentos encontra-se um de 10 polegadas bastante generoso onde podemos obter todas as informações, desde sinais de transito a contactos do Smartphone. O modelo pode ainda ser equipado com uns bancos desportivos que conseguem segurar o condutor, não sacrificando o conforto.

cupra formentor

O segredo deste modelo é o facto de ser um modelo de segmento C misturado com crossover. Na prática o Formentor tem uma altura ideal ao solo que não compromete o comportamento dentro e fora de estrada, consegue ser bastante positivo nos dois terrenos. Isto é possível graças à sua plataforma MQB-EVO, a mesma utilizada em modelos como o VW Golf.

cupra formentor

Resumindo este é um SUV para quem gosta de conduzir e quer um carro fácil de usar no dia-a-dia. Fui testar o modelo e apesar da sua ficha técnica ser bastante positiva não pensei que me fosse surpreender tanto como surpreendi. Apesar de ser um SUV consegue enganar bem o peso e permite abordar as curvas sem medo, como acontece em alguns SUV potentes.

cupra formentor

Os preços na Leiribéria, que nos disponibilizou o modelo, começam nos 47 mil euros, para esta versão de 310 cavalos. Nada mau tendo em conta os seus concorrentes como o Audi SQ2 de 300 cavalos e começa quase nos 52 mil euros ou o Volkswagen T-Roc R de 300 cavalos que começa quase nos 54 mil euros.

cupra formentor

Uma nota final bastante positiva para o Cupra Formentor de 310 cavalos, e vocês o que acham do modelo?

Agradecimentos à Leiribéria – Centro Seat e Cupra em Leiria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *