Volkswagen ID.3 disponível para encomenda

O novo hatchback eléctrico da marca alemã que vem rivalizar modelos como o Nissan Leaf já tem preço para o mercado nacional. A Volkswagen referiu ainda que no futuro o novo ID.3 irá aumentar a autonomia, chegando a níveis que só são possíveis de obter em modelos mais caros como o “rei” dos eléctricos, Tesla Model 3.

Segundo a Volkswagen as primeiras 80 unidades do ID.3 chegam a Portugal em setembro com três níveis de equipamento. Os clientes que efectuaram a pré-reserva na plataforma online e pagaram os 38.017 euros são os primeiros a receber o modelo e ficam a pertencer ao Clube First Mover (a comunidade de clientes que recebem benefícios exclusivos). Estas primeiras unidade ainda não contam com todas as funções que o modelo permite, mas os clientes ganham um acesso antecipado, sendo que no último trimestre de 2020 essas unidades são actualizadas.

A nível de configuração existem três versões iniciais, o base que é o First, seguido do First Plus, que se preocupa mais com o design e por fim o mais tecnológico First Max. O ID.3 disponibiliza quatro cores para o exterior: Cinza Moonstone; Cinza Mangan, Branco Glacier e Verde Makena. Por dentro todas as versões contam com pormenores exclusivos da primeira edição como logótipos com a palavra First no volante, guarda-lamas, pilar C e ecrã inicial. Os pedais contam com a imagem do botão “play” (acelerador) e “pause” (travão). Os interiores vão desde o clássico preto e cinzento (disponível no First), até ao mais moderno branco e laranja que, entre outras, o First Plus oferece.

Todos as versões do ID.3 First contam com um motor eléctrico de 204 cv e 310 Nm de binário na traseira. Acusa 1719 kg na balança e atinge a velocidade máxima de 160 km/h. É alimentado por uma bateria de 58 kWh e a autonomia varia entre 300 e 420 km e necessita apenas de 30 minutos para completar 290 km de autonomia com um carregador rápido de 100 kW. A bateria conta ainda com oito anos de garantia ou 160 mil km.

O ID3. First começa nos 38.017 euros e conta com jantes de 18 polegadas, luz ambiente de dez cores, compartimento de arrumação na consola central e painéis das portas em tecido. O mais avançado ID3. First Plus começa nos 43.746 euros e já conta com jantes de 19 polegadas, luz ambiente com 30 cores, um compartimento de arrumação central iluminado e com cobertura deslizante, câmara traseira, faróis LED Matrix, faixa em LED iluminada entre os faróis e puxadores das portas iluminados. Por fim o ID.3 First Max começa nos 49.478 euros e já conta com extras de luxo como jantes de 20 poledas, teto panorâmico, compartimento mala de viagens na bagageira (com 380 litros de capacidade), carregador por indução do smartphone, ajuste lombar pneumático com função de massagem, e vários sistemas tecnológicos como: Lane Assist + Lane Keeping System + Emergency Assist.

O hatchback eléctrico da Volkswagen possui ainda mais equipamentos que só no final do ano é que se vão encontrar operacionais. Este modelo é o resultado de um investimento de 33 mil milhões de euros em todo o mundo até 2024 nas marcas do grupo alemão. Até 2025 a Volkswagen pretende obter 1,5 milhões de carros eléctricos.