Novo Mazda 2 parece um Yaris? É porque é mesmo!

Numa altura em que cada vez mais as marcas procuram o desenvolvimento de modelos híbridos ou eléctricos para cumprir as normas europeias de emissões, a Mazda apresenta o seu novo Mazda 2 Híbrido.

O novo Mazda2 Hybrid representa o mais recente resultado da já longa colaboração entre a Mazda Motor Corporation (MMC) e a Toyota Motor Corporation (TMC). Trata-se de um modelo OEM 3 fornecido pela Toyota Motor Europe, subsidiária integralmente detida pela TMC, e será integrado na gama europeia do Mazda2 como um modelo Mazda.

Mas se habitualmente este tipo de parcerias envolve a partilha da plataforma ou do sistema propulsor, neste caso trata-se mesmo de uma simples mudança de simbolos, pois por dentro e por fora, o novo Mazda 2 Hybrid é na realidade o atual modelo Toyota Yaris.

O Mazda2 Hybrid é um modelo 100% híbrido, em que se combina um motor a gasolina de três cilindros, com uma cilindrada de 1490 cc e uma potência de 93 CV/68 kW, com um motor eléctrico de 59 kW, numa potência combinada do sistema de 116 CV/85 kW. A nova proposta híbrida da Mazda acelera dos 0 aos 100 km/h em 9,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 175 km/h, registando consumos de combustível de apenas 4,0-3,8 l/100 km, e emissões de CO 2 de apenas 93-87 g/km (dependendo das dimensões das jantes: 16″ ou 15″; ciclo combinado WLTP).

Embora possa parecer estranho, não é algo inédito pois entre 1996 e 2002, o Mazda 121 era na altura o Ford Fiesta com troca símbolos no exterior e interior.

Ainda não são conhecidos os preços para Portugal nem quando chegará ao nosso mercado, mas uma coisa é certa, se ajudar a Mazda a cumprir as normas europeias e permitir a continuidade de modelos desportivos como o MX-5, nós aprovamos o Mazda Yaris… 2 híbrido!