A Mitsubishi L200 Strakar está de regresso

A L200 conta com mais de 40 anos de história, e tornou-se agora a mais tecnológica e moderna de todas. O seu visual recebeu uma grande mudança, é mais musculada e apresenta os novos traços da marca japonesa.

O habitual motor 2.5 litros deu lugar a um novo 2.3 litros DI-D de 150 cv e 400 Nm de binário que pode ser acompanhado de uma caixa manual ou automática de seis velocidades. Os 0 aos 100 são realizados em 12,4 segundos, e a velocidade máxima ronda os 174 km/h. Para a caixa manual a Mitsubishi afirma um consumo de 8,6 l/100 km.
O sistema de tracção integral 4WD-II permite optar entre tracção apenas nas rodas traseiras ou nas quatro e ainda conta com as mudanças baixas, o sistema de mais tracção onde o diferencial central é bloqueado e tira a nova L200 das situações mais complicadas.

A condução melhorou consideravelmente, a plataforma assenta na da geração anterior, mas a suspensão foi alterada e está mais confortável dentro e fora de estrada. A direcção continua ligeiramente pesada mas os travões contam agora com força suficiente parar a pick-up que mais parece um SUV.

A tendência de modernizar e tornar mais utilizável este tipo de veículos também se transmite no interior onde a diferença no isolamento acústico face à geração anterior é muito superior e a qualidade é notória. O sistema multimédia de 7 polegadas é compatível com o Apple CarPlay e Android Auto. Na versão de cabine dupla e cinco lugares, os lugares traseiros contam com um espaço generoso aumentando também o conforto em viagens mais longas.

Já se encontra disponível para venda em Portugal com os preços a começar nos 32.900 euros para a versão de duas portas 4WD Intense com caixa de seis velocidades manual e para a versão de cabine dupla 4WD 35.150 euros, por mais dois mil euros pode optar pela de caixa automática de seis velocidades. Está ainda disponível uma versão comemorativa da primeira edição que conta com vários extras exclusivos e custa 40.700 euros. Devemos ter em atenção que para as empresas estes valores tornam-se consideravelmente mais baixos por deduzirem o IVA e reduzirem o ISV.
Modelos como o VW Amarok ou o Ford Ranger são alguns dos maiores rivais que a nova L200 enfrenta, será que a nova geração consegue dar conta do recado? Podem ainda ver o ensaio da Toyota Hilux realizado no canal pelo Hugo Marcos.