Fiat Tipo Sport 1.3 Multijet de 95 cavalos

O Fiat Tipo Sport Multijet é um modelo em vias de extinção. Todos sabemos que o diesel tem os seus dias contados por questões ambientais e todos os outros fatores que se especulam sobre esta caça aos automóveis. Deixemos de lado a politica e vamos entender se um carro diesel novo em 2021 continua a fazer sentido.

Fiat Tipo Sport

O caso de estudo trata-se de um Fiat Tipo Sport Multijet. Uma tentativa de tornar um carro do dia-a-dia mais engraçado e entusiasmante. Para nós apaixonados por automóveis parece quase um crime um diesel ter “Sport” no seu nome, mas calma que eu tenho uma explicação. Não é um raciocínio assim tão errado, ainda mais em Portugal onde a cultura do diesel ainda está fortemente presente.

Fiat Tipo Sport

Este Fiat Tipo Sport Multijet equipa um motor de quatro cilindros turbo a diesel com 1.3 litros de capacidade, um motor que já é bastante conhecido no mercado. Aqui é capaz de desenvolver 95 cavalos às 3750rpm mas os seus  200Nm de binário começam logo nas 1500rpm. Ou seja é um bloco pequeno mas bastante competente e visto que o objetivo aqui não é a performance penso que seja a motorização ideal para este modelo a diesel.

Outro dos motivos e argumentos de ter um automóvel a diesel é o seu consumo. Neste Tipo Sport o consumo foi sempre na casa dos 4,5 litros a cada 100 quilómetros percorridos com algumas acelerações mais entusiasmadas, onde se cumpriu o 0 aos 100 km/h em 12 segundos, o anunciado pela marca.

Para quem achar que este modelo é pouco dinâmico existe sempre a opção de 1.6 litros Multijet de 120 cavalos, mas com ela surgem algumas questões. O objetivo de ter um carro a diesel é este ser económico por isso ter 95 ou 120 cavalos é indiferente visto que ambos circulam sem problemas a velocidades de 120 km/h em autoestrada e ambos respondem normalmente em situações de aceleração. Ou seja aqui o 1.3 Multijet ganha.

Fiat Tipo Sport

A essência de ter um carro a diesel é que ele seja económico a todos os níveis e penso que o Fiat Tipo Sport Multijet cumpre bem essa missão. Consegue ter um visual mais desportivo mas no fundo é uma máquina pronta para percorrer bastantes quilómetros da forma mais económica possível. Como sabemos nem todos procuramos as mesmas coisas quando compramos um carro. Uns preferem gasolina, outros híbridos e outros elétricos, mas sim ainda existe espaço e argumentos para os diesel.

No interior o ecrã de info-entretenimento tem 7 polegadas funciona bastante bem. O modelo oferece ainda uma câmara traseira que não é a melhor do mercado mas ainda assim cumpre bem a sua tarefa. Relativamente a conectividade o Tipo recorre ao habitual Uconnect.

Fiat Tipo Sport

O Fiat Tipo Sport consegue acolher bastante bem cinco ocupantes e a bagageira de 440 litros é das mais espaçosas no seu segmento. No exterior as jantes de 17 polegadas bem como os para-choques e as saias laterais conferem realmente um ar bem mais desportivo que o Tipo normal.

Relativamente ao preço o Fiat Tipo de cinco portas começa nos 17.850€, no entanto esta unidade ensaiada, o Sport com bastantes extras é de 26.658€.

Fiat Tipo Sport

A conclusão a que chego é que sim, ainda é viável comprar um carro a diesel caso as nossa deslocações se justifiquem. O diesel continua com argumentos bastante convincentes como o elevado binário em baixas rotações e o consumo de combustível bastante reduzido. Agora claro que o motor não é tão silencioso como um modelo equivalente a gasolina e relativamente a emissões estas tendem a ser mais elevadas.

O Fiat Tipo Sport Multijet é um modelo que consegue ter o visual certo a entrar no desportivo e atingir sem problemas o seu propósito, ser um carro económico.

One thought on “Fiat Tipo Sport 1.3 Multijet de 95 cavalos

  • Abril 12, 2021 at 10:48 am
    Permalink

    vai haver video?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *