O Audi Q4 e-tron é o novo SUV elétrico alemão

O Audi Q4 e-tron é o novo SUV compacto elétrico da marca alemã e promete argumentos bastante fortes. Espaço, autonomia e alguma potencia. Oferece duas opções de carroçaria, um formato mais convencional e o coupé Q4 Sportback e-tron.

O Audi Q4

O modelo apresenta 4,59 metros de comprimento, 1,90 metros de largura e 1,61 metros de altura e é o primeiro a utilizar a nova plataforma modular MEB do grupo Volkswagen. A distância entre eixos é de 2,76 metros pois o principal objetivo é conseguir obter o máximo espaço possível aos ocupantes, missão que parece estar bem concluída, pois tudo foi pensado ao pormenor. Um bom exemplo que desta preocupação é a ausência de um túnel central, que lhe permitem uma arrumação total de 25 litros só no espaço dos ocupantes. Na mala podemos contar com 520 litros e cerca de 1490 litros com a segunda fila de bancos rebatida.

O Audi Q4

Para o mercado nacional estão destinadas duas opções de baterias arrefecidas a água de 55 ou 82 kWh. As versões de tração traseira são o Q4 35 e-tron com 125 kW/170 cv e 345 km de autonomia e o Q40 e-tron com 150 kW/204 cv e 520 km de autonomia. As famosas versões quattro só vão surgir mais tarde com 265cv e 299cv ambas com 460km de autonomia. O topo de gama consegue uma aceleração máxima dos 0 aos 100 km/h de 6,2 segundos mas a velocidade máxima está limitadas aos 180 km/h.

Em apenas 10 minutos consegue-se carregar o equivalente a 130 km de autonomia numa tomada rápida sendo que este pode carregar em corrente alterna ou direta.

O Audi Q4

O novo SUV vem equipado com vários modos de condução, direção progressiva e pode incluir extras como quatro rodas direcionais, que vem de origem nas versões quattro. A nível de suspensão o Audi conta com o sistema MacPherson, é adaptativa e existe a opção de suspensão desportiva 15mm mais baixa no S line. Para as jantes podem variar entra 19 e 21 polegadas.

O interior apresenta um Virtual Cockpit plus de 10,25 polegadas e um sistema de head-up display de realidade aumentada. Para o novo sistema de infotainment MMI existem três opções, sendo que a mais completa conta com um ecrã da 10,1 polegadas, estando ainda de previsto de futuro um aumento para 11,6 polegadas. Destaque ainda para o volante plano em cima e em baixo e os revestimentos em poliéster reciclado para o tecido dos bancos.

A nível de tecnologia o modelo vem equipado com bastantes auxiliares à condução onde o foco principal é o cruise control adaptativo e câmaras surround.

O Audi Q4

Chega a Portugal em junho e o seu preço vai começar nos 44.700 euros para a versão base. A primeira edição especial será a Edition One que conta com praticamente todos os extras e com a cor exclusiva Geyser Blue ou Typhoon Gray igual ao seu concept de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *