Smart EQ fortwo Coupé edition bluedawn já está em Portugal

O Smart EQ edition bluedawn desempenha um papel muito especifico no mercado e é preciso conhecer bem o seu objetivo. Depois de sensivelmente 400 quilómetros atrás do volante posso afirmar que é o melhor Smart que já conduzi.

Smart EQ edition

Este trata-se de uma edição especial do EQ fortwo Coupé com vários apontamentos da preparadora alemã Brabus, que conta com uma longa tradição de modificações em modelos da Smart. No entanto o modelo permanece com a mesma performance do modelo base, um motor elétrico de 82 cavalos, 160Nm e tração apenas traseira. O modelo equipa ainda a mesma bateria de 17,6 kWh que lhe garantem uns otimistas 145km a velocidades moderadas e em modo Eco (90km/h).

É um modelo completamente projetado para a deslocação dentro da cidade e para isso não há muitos modelos atuais que o consigam enfrentar. Em estrada a velocidade máxima encontra-se limitada eletronicamente aos 130 km/h.

Smart EQ edition

Fiz uma viagem de 130 quilómetros seguida sem paragens sem nunca ultrapassar os 100km/h e confesso que depois alguma ansiedade minha o Smart ainda fazia mais alguns quilómetros. Isto para provar e testar a sua verdadeira autonomia no caso de ser necessário efetuar uma viagem longa sem qualquer paragem, propósito para o qual o modelo não foi desenvolvido e mesmo assim consegue cumprir esse papel.

Relativamente a carregar a bateria numa tomada normal de casa são cerca de 8 horas para obtermos 100%, o que funciona bem. Se quisermos ser mais rápidos podemos adquirir um carregador de bordo para 22kW por 995 euros e aí carregamos a bateria em apenas 40 minutos num posto rápido.

Relativamente ao preço este Smart EQ Fortwo edition bluedawn começa nos 28.685 mil euros, sendo que a unidade testada rondava os 31 mil euros. Mas o que é que justifica este valor? O edition bluedawn resulta de uma edição especial mais desportiva e luxuosa. No exterior as grandes diferenças deste modelo passam por uma cor distinta, velvet blue com acabamento mate, jantes de Brabus de 16 polegadas com pneus 185/50 à frente e 205/45 atrás. Relativamente ao tejadilho este está forrado a tecido preto e parece ser um teto de abrir mas na realidade não o é.

No interior contamos com assinaturas visíveis Brabus na manete das mudanças. Já os bancos aquecidos e revestidos a pele e os tapetes relembram-nos da edition bluedawn.

Este modelo conta já com todas as atualizações da Smart como podemos ver no novo sistema multimédia com um ecrã tátil de oito polegadas que torna o modelo bastante actual. Neste é ainda possível emparelhar o smartphone seja ele por AndroidAuto ou Apple CarPlay, assim ficamos com o nosso telefone espelhado no monitor da consola.

Smart EQ edition

Este modelo com apenas pouco mais de 2,6m de comprimento consegue inverter a marcha em apenas 7,3 metros graças a todo o desenvolvimento do modelo desde o seu inicio em 1998. Em termos de espaço o modelo acolhe bem duas pessoas e relativamente a espaço de carga a sua mala oferece 260 litros.

Relativamente a garantias a Smart oferece 8 anos ou 100.000km para a bateria e 2 anos sem limite de quilómetros para toda a mecânica.

Este é um Smart exclusivo para quem quer um carro muito prático em cidade, elétrico e com todas as suas vantagens, mas que se distinga no trânsito e nisso o Smart EQ fortwo Coupé edition bluedawn consegue atingir todos os pontos.

One thought on “Smart EQ fortwo Coupé edition bluedawn já está em Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *