Volkswagen ID.4 de rally? Sim e o piloto é o Tanner Foust

Este Volkswagen ID.4 é a mais recente aposta da marca alemã na famosa prova Baja 1000 ou Mexican 1000 Rally. Começa este domingo, localiza-se na Península de Baja California, México, e foi fundada em 1967 por Ed Pearlman.

Volkswagen ID.4

A Volkswagen participar nesta prova não é novidade nenhuma, como sabemos o VW Carocha ficou imortalizado com as suas versões Baja e Buggy de Meyers Manx pois foi o primeiro automóvel a ganhar esta prova em 1967. Desde então é comum aparecerem modelos da VW no Baja, mas um ID.4 conduzido por Tanner Foust é novidade.

Trata-se de uma versão bastante modificada do novo SUV elétrico preparada pela Rhys Millen Racing. A nível de motor este recorre ao mesmo que oferece de origem. Localiza-se na traseira e apresenta os mesmos 204 cavalos originais e a bateria de 82 kWh. Devem estar a pensar como é que um carro elétrico vai conseguir gerir a bateria para efetuar os 1836 km da prova, que são praticamente todos fora de estrada. A equipa garante que vai conseguir concluir 98% das etapas sem precisar de carregar as baterias mas para os outros 2% vai recorrer a um carregador portátil alimentado a biocombustível que carrega até 50 kW.

Ou seja as maiores alterações foram mesmo na suspensão e no interior que teve de ser reforçado. Como seria de esperar este SUV teve de receber equipamento especial de segurança para participar na prova como uma “roll-cage” e um sistema de telemetria de competição obrigatórios. As baterias também receberam proteções, e nos lugares da frente os bancos foram substituídos por bacquets com cintos de segurança de competição. Destaque para o volante que apesar de todas as alterações permaneceu igual ao de fábrica.

Volkswagen ID.4

A suspensão foi bastante alterada para aguentar todos os abusos do percurso e as jantes são agora de 18 polegadas para receber uns pneus totalmente focados para os percursos fora de estrada. Questões como a grelha frontal também teve de sofrer ligeiras alterações, o seu tamanho aumentou por questões de refrigeração. No total este ID.4 de competição ficou mais alto 5 cm.

Volkswagen ID.4

Este é um fenómeno cada vez mais habitual, carros e SUV’s elétricos começarem a participar e a obter resultados bastante competitivos dentro das suas classes. No entanto para uma prova desta natureza com mais de 1800 km é um verdadeiro desafio, mas certamente que se não acontecer nenhum azar o modelo vai conseguir um bom resultado. Neste tipo de provas de resistência um dos fatores que mais conta é a sorte, vamos ver se o ID.4 vai poder contar com ela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *