Virado para o futuro – venha conhecer o Renault Scénic Vision!
No âmbito da estratégia de sustentabilidade e com o objetivo de se tornar neutra em carbono até 2040, a Renault mostra-nos a sua interpretação do Renault Scénic do futuro.
Na cimeira ChangeNOW em Paris, a Renault apresentou este novo concept car, a par da sua estratégia para maior criação de valor económico, ambiental e social.
Como é o futuro na visão da Renault?
Como concept car, no exterior encontramos um visual ultra-futurista, sendo esta a visão da marca para a linha de design que será possivelmente seguida nos próximos anos.
No Renault Scénic Vision, os pigmentos negros da tinta são reciclados, sendo provenientes de particulas capturadas na atmosfera.
Mas é nas inovações tecnológicas que encontramos as grandes novidades deste carro – na utilização de 70% de materiais reciclados e um total de 95% de reciclabilidade de todos os materiais utilizados na construção do carro.
Renault Scénic… a hidrogénio?
No seguimento desta tecnologia, encontramos uma motorização elétrica e de hidrogénio, fazendo uso deste último através de um gerador que funciona como um range extender – e diz a Renault que esta plataforma reforça o desejo da marca da procura de soluções sustentáveis de mobilidade.
A Renault afirma que através da utilização desta tecnologia, quando houver uma maior rede de postos de abastecimento de hidrogénio, o Renault Scénic Vision será capaz de percorrer 800 kms de autonomia sem parar para carregar a bateria e que a paragem será apenas de 5 minutos para o reenchimento do depósito de hidrogénio.
Reciclagem em todos os aspetos
Encontramos também um piso do Scénic que é feito por aglomeração de resíduos de plástico de outras fontes (garrafas de leite, tubos de plástico, etc.) e os acessórios do carro que são feitos de carbono reciclado da indústria aeronáutica. Encontramos ainda poliéster de baixo carbono 100% reciclado nos bancos.
De forma a evitar o desperdício, na utilização dos materiais mais poluentes como a platina, o cobre, o alumínio e o aço, bem como nos minerais das baterias, a Renault optou pela aplicação de práticas ambientais no seu design através da utilização de circuitos mais curtos de forma a fazer a menor utilização possível destes materiais.
Até os pneus não escapam à sustentabilidade, sendo fabricados por um fabricante membro da Plataforma Global para a Borracha Natural Sustentável que não só toma em conta a responsabilidade ambiental mas também os direitos humanos.
No campo da segurança, a Renault espera também grandes inovações, através da utilização de um sistema de câmaras, na dianteira do automóvel, que pretende aumentar o campo de visão do condutor em 24%.
No total, a Renault espera uma redução da pegada de carbono do Renault Scénic Vision de 75% face ao atual Renault Mégane E-Tech elétrico.
As pessoas com mobilidade reduzida não são esquecidas no futuro que a Renault vê para os seus clientes e a ausência de um pilar entre as portas e o piso plano facilitam o seu acesso ao veículo.
Por fim, a Renault prevê ainda que no futuro as chaves sejam algo do passado, fazendo uso de um sistema de reconhecimento facial para destrancar e ligar o carro, reconhecendo o seu condutor e configurando as definições de imediato para se adaptarem ao condutor.