SF90 Stradale, O Ferrari de 1000 cavalos

A sua caracterização é simples, trata-se do Ferrari de estrada mais rápido de sempre. O seu objectivo também, ser superior aos seus concorrentes como o Lamborghini Aventador SVJ ou o McLaren Senna.
Por fora o SF90 Stradale (Scuderia Ferrari de estrada que celebra os 90 anos da marca), evidencia-se pela sua aerodinâmica. A frente aponta ligeiramente para o céu, está 15mm mais alta que o centro, fazendo com que o ar se desloque para o sítio certo. Graças aos difusores o modelo produz cerca de 390 kg de downforce quado atinge os 250 km/h para se manter colado ao solo.
O motor conta com um bloco V8 de 4 litros biturbo, o mesmo utilizado no Ferrari 488 Pista mas com bastantes alterações. Esta unidade sozinha produz cerca de 780 cavalos às 6000 rpm e 800 Nm de binário juntamente com três motores elétricos, dois na frente e um na traseira, que lhe garantem cerca de 220 cavalos. Este processo faz do modelo um híbrido de 1000 cavalos. Os 0 aos 100 km/h são realizados em apenas 2,5 segundos chegando aos 200 km/h em 6,7 segundos. A velocidade máxima fica-se pelos 340 km/h limitados electronicamente.

Conta com tracção integral nas quatro rodas e a transmissão conta com uma caixa de dupla embraiagem com oito velocidades, mais rápida e económica que a antiga de sete relações. O sistema híbrido é plug-in, e a bateria de iões de lítio de 7,9 kWh permite realizar 25 quilómetros apenas em modo elétrico com um limite máximo de 135 km/h, pesando um total de 1570 kg.
Em factos rápidos o SF90 Stradale torna-se superior ao LaFerrari. Tem mais 37 cavalos, pesa menos 15 quilos e tem o chassis 20% mais rígido. Segundo a marca italiana ainda conseguiu o feito de registar uma volta ao circuito de testes de Fiorano em apenas 79 segundos, enquanto que o LaFerrai demorou 1 minuto e 20 segundos.

O interior é claramente Ferrari, lembrando um carro de F1. Os destaques vão para o painel de instrumentos de 16 polegadas e o sistema de informação digital que pode ser controlado pelo botão no volante, famoso eManettino. O modo de condução eDrive permite deslocar o modelo no modo eléctrico, existe também o Hybrid, o Performance e por fim o Qualify que reúne toda a performance do modelo.
Em breve começa a ser distribuído aos clientes que já o encomendaram, o preço será inferior ao do LaFerrari, e a sua produção, apesar de ser um modelo comemorativo, não será limitada.