Novo McLaren 765LT, a tradição continua

Leves, rápidos e com uma maior ligação ao condutor. Os modelos LT (Long Tail) da McLaren destacam-se por ser ainda mais focados na experiência e prazer de condução. Prestando homenagem ao antigo e conhecido modelo da marca, o F1 GTR Long Tail.

O novo 765LT segue esse modelo, a sua base assenta na plataforma do McLaren 720s. A nível de motorização, a marca recorreu ao motor V8 biturbo de 4 litros, que agora produz 765cv e 800Nm, permitindo chegar aos 100Km/h em apenas 2,8 segundos e alcançar os 200Km/h em 7,2 segundos. Números impressionantes para um carro de tracção apenas traseira. Também a sua transmissão foi calibrada para uma melhor resposta ao acelerador.

A preocupação com o peso é um dos factores principais dos modelos McLaren que carregam as letras LT. Pesando apenas 1339kg, o 765LT torna-se 80 quilos mais leve que o 720s coupé, e 50 quilos mais leve que o seu rival directo, o Ferrari 488 Pista.

Para esta redução de peso a marca adoptou várias medidas e tecnologia vinda da Fórmula 1. O recurso a materiais leves como fibra de carbono para algumas peças como os painéis exteriores do carro. O escape com quatro saídas em titanium, e os vidros mais leves.

Mas não foi só na redução de peso que a tecnologia da Fórmula 1 foi utilizada. O fundo plano, a asa traseira, e todos os difusores de fibra de carbono espalhados pelo veículo actuam de forma eficaz, gerando a downforce necessária para manter o novo 765LT colado ao chão.

No interior não existem grandes comodidades, os dois materiais mais presentes são fibra de carbono e alcântara, que reveste quase todo o interior. Os bancos são manuais, tudo para poupar peso, e é possível encomendar os bancos do McLaren Senna no novo 765LT. Por ultimo a marca decidiu ainda retirar o ar condicionado e o sistema de som, ainda que os seja possível adquirir como um extra.

A nível da travagem a marca afirma que a sensibilidade do pedal é muito elevada. O 765LT conta com discos de cerâmica e as pinças utilizadas são as do McLaren Senna, arrefecidas na frente, mais uma das tecnologias vindas da Fórmula 1, permitindo um maior “abuso” dentro da pista.

O McLaren 765LT apresenta-se como um verdadeiro super desportivo focado na performance. A marca inglesa anunciou no seu lançamento que vai produzir apenas 765 unidades, começando a produção já este ano.

O seu valor ainda não foi divulgado, contudo, a McLaren divide os seus modelos em três categorias, a Sports Series que conta com modelos como o 570s, a Super Series que conta com modelos como o novo 765LT e a Ultimate series que conta com modelos como o Senna. Deste modo, apesar de toda a exclusividade do novo modelo, o preço do 765LT será bastante mais reduzido que o do McLaren Senna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *