Audi e-tron GT, o meio irmão do Porsche Taycan

A Audi apresentou o seu protótipo Audi e-tron GT-concept em 2018 no Salão do Automóvel de Los Angeles. Este protótipo será a base para a produção de um coupé 100% elétrico de quatro portas que será comercializado em 2021.  Desta vez com uma arquitetura de piso plano que proporciona proporções emocionantes e um baixo centro de gravidade.

audi e-ton gt concept

Os 590 CV garantem que o desempenho seja adequado para um carro desportivo. O torque é transferido para as rodas através da tração integral permanente quattro com vetorização de torque, como seria de esperar de um Audi tão dinâmico. A subsidiária de desempenho Audi Sport GmbH é responsável por posteriormente transformar o carro em um modelo de produção em massa.

Este modelo já se encontra disponível em Portugal mediante pré-reserva em que apenas 30 unidades se encontram destinadas a Portugal nesta primeira fase de lançamento. Para que a reserva fique concluída, o cliente tem de realizar um depósito de 2500 euros. Quanto à entrega, o que se sabe é que as primeiras unidades vão chegar aos clientes na primavera de 2021.

A bateria do Audi e-tron GT está localizada no chassi, o que não só garante um baixo centro de gravidade, mas também uma maior liberdade de design. Como os outros modelos Sportback da Audi, o e-tron GT apresenta uma linha de teto contínua, cavas das rodas marcantes e design lateral que enfatizam o caráter quattro do carro. Nas laterais musculadas destacam-se as jantes de liga leve de 22 polegadas, com pneus 285/30. Na frente, a famosa grelha Singleframe é mais baixa e mais larga do que a do Audi e-tron SUV. Como nos modelos RS da Audi, o protótipo Audi e-tron GT tem uma grelha com estrutura em favo de mel.

Este modelo é um quattro mas um quattro elétrico para ser mais preciso, já que não há ligação mecânica entre o eixo dianteiro e o traseiro. O sistema de controle eletrônico coordena a movimentação entre os eixos, bem como entre as rodas esquerda e direita. Isso significa tração ideal e apenas a quantidade desejada de deslizamento.

O coupé de quatro portas está equipado com dois motores elétricos: um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro. Juntos produzem 590cv, graças aos quais o protótipo Audi e-tron GT vai de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e atinge os 200 km/h em 12 segundos. A velocidade máxima do protótipo Audi e-tron GT é limitada a 240 km/h para maximizar a autonomia. Um recurso que nem todos os concorrentes podem igualar é a opção de utilizar totalmente o potencial de aceleração da unidade várias vezes em sucessão. Enquanto em outros lugares a unidade é trocada para overdrive por questões térmicas, o Audi e-tron GT pode fornecer ao condutor todo o potencial dos motores e da bateria, graças à sua estratégia de refrigeração sofisticada.

Graças ao seu grupo motopropulsor elétrico e compacto, o Audi oferece um porta-bagagens espaçoso de 550 litros: 100 litros na frente e 450 litros na traseira. A sua bateria de 90 kWh está localizada entre os eixos dianteiro e traseiro sob a habitáculo. O protótipo Audi e-tron GT tem uma autonomia de mais de 400 km de acordo com o ciclo WLTP. A bateria pode ser carregada numa tomada, mas também por meio do sistema Audi Wireless Charging com uma potência de 11 kW. Como o Audi e-tron GT concept está equipado com um sistema de 800 volts, pode ser recarregado até 80% em 20 minutos com um cabo, para uma autonomia de 320 km.

Quatro portas, quatro assentos com distância entre eixos de 2,90 metros – no interior, o Audi e-tron GT fornece uma grande dose de usabilidade diária, juntamente com uma sensação de qualidade soberba. É de notar um design amplo e calmo do interior com sua arquitetura básica predominantemente horizontal. Os bancos desportivos de duas filas, inspirados no desporto motorizado, garantem um apoio lateral ideal mesmo em curvas a alta velocidade.

Os designers optaram deliberadamente pelo uso consistente de materiais sustentáveis – uma declaração clara do design automotivo contemporâneo. Os produtos de origem animal foram abandonados e substituídos por couro artificial e materiais reciclados. Audi e-tron GT vem com um interior totalmente vegan.

Artigo escrito por Filipe Duque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *