Max Verstappen é o grande vencedor do GP de Espanha!

Depois de um despiste no início da corrida, Max Verstappen é o vencedor do Grande Prémio de Espanha e assume assim a liderança do Mundial de Pilotos de Fórmula 1.

Devido à desistência do rival Charles Leclerc, a Redbull consegue assim trancar o primeiro e o segundo lugar no pódio com George Russell pela Mercedes a fechar o pódio em terceiro lugar.

Como ganhou Max Verstappen no Grande Prémio de Espanha?

Com temperaturas altíssimas em Barcelona, o Grande Prémio começou de feição para o piloto da Ferrari Charles Leclerc que solidificou a liderança logo na primeira curva, tendo conseguido distanciar-se do segundo e terceiro lugar logo ao final da primeira volta. 

Max Verstappen e Charles Leclerc

Na perseguição de Charles, Max Verstappen apanhou uma forte rajada de vento na Curva 9 do circuito, o que fez com que se despistasse para a gravilha e tenha caído para o quarto lugar, logo após Carlos Sainz ter cometido o mesmo erro e tendo ficado colocado no meio da grelha, perdendo aqui a hipótese de disputar a liderança da corrida. 

Com Charles Leclerc agora com uma sólida distância para o segundo lugar, continuaram os problemas de fiabilidade na Redbull, com o atuador do DRS a voltar a não funcionar corretamente no carro de Max Verstappen e a fazer quase impossível a ultrapassagem a George Russell que defendia a terceira posição.

Logo ao início da corrida, Kevin Magnussen numa tentativa de ultrapassagem a Lewis Hamilton, em sexto lugar, passa demasiado próximo e acaba por tocar na roda do Mercedes, causando um furo e fazendo com que Lewis ficasse na última posição da grelha após ter de arrastar o carro até à pitlane para trocar o pneu. 

Contrariamente aquilo que temos vindo a esperar do campeão britânico, Lewis Hamilton, numa comunicação para a equipa, manifestou nesta altura vontade de desistir da corrida e de pouparem o carro estando naquela posição, mas Peter Bonnington, seu engenheiro de corrida, motivou Lewis para continuar, com expectativas de terminarem numa posição merecedora de pontos no final da corrida. 

Num plot twist inesperado, na curva 9 da volta 27, o Ferrari de Charles Leclerc perdeu potência após um zumbido agudo do motor a meio da curva e foi com grande desgosto que o piloto do Mónaco teve de abandonar a corrida, perdendo assim a liderança do campeonato. 

Aproveitando a oportunidade, Pérez aproveitou para ultrapassar George Russell e colocar-se na liderança temporária do Grande Prémio, sendo o britânico ultrapassado de seguida por Max Verstappen a rodar a um ritmo superior e com pneus mais recentes. 

Não havendo dúvidas sobre a hierarquia dentro da Redbull, Pérez é assim avisado que Max Verstappen estava a aproximar-se dele e para não disputarem posição, devendo deixar o companheiro de equipa passar – Pérez não achou graça a esta comunicação, dizendo ao seu engenheiro que não achava justo. 

Os três pilotos da frente mantiveram-se nesta posição até ao final da corrida, com Carlos Sainz num quarto lugar recuperado depois do despiste inicial.

No quinto lugar e com uma corrida extraordinária terminou Lewis Hamilton que depois do embate inicial com Kevin Magnussen estava posicionado para terminar no quarto lugar depois de ter passado por Carlos Sainz sem dificuldade mas foi avisado próximo do final que haveria um risco de não conseguirem terminar a corrida caso Lewis mantivesse o ritmo até ao final o que provocou a cedência de passagem ao espanhol Carlos a apenas uma volta do final mas ficando ainda assim satisfeito com a corrida. 

Parece que os upgrades trazidos pela Mercedes para o Grande Prémio de Espanha surtiram o efeito que a equipa desejava e ficamos assim com a ideia que teremos potencialmente corridas disputadas entre os 6 pilotos das 3 equipas da frente que estão agora mais próximas do que nunca.

Para o próximo fim de semana será o Grande Prémio do Mónaco, a casa de Charles Leclerc e seria uma importante vitória para o jovem piloto depois da desilusão que foi a corrida de hoje. 

Max Verstappen

Veja aqui os resultados:

1) Max Verstappen (Red Bull)

2) Sergio Pérez (Red Bull)

3) George Russell (Mercedes)

4) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)

5) Lewis Hamilton (Mercedes)

6) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)

7) Esteban Ocon (Alpine/Renault)

8) Lando Norris (McLaren/Mercedes)

9) Fernando Alonso (Alpine/Renault)

10) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull)

11) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)

12) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)

13) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull)

14) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)

15) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)

16) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)

17) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)

18) Alexander Albon (Williams/Mercedes)

OUT) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)

OUT) Charles Leclerc (Ferrari)