Características da 4ª geração do Hyundai Santa Fé

É um dos modelos que mais sucesso teve ao longo dos anos na Hyundai e conta com mais de 400.000 unidades vendida em todo o mundo. Tem bastante espaço, sete lugares, vários sítios de arrumação no interior e conta agora com um novo design mais robusto. Em Portugal está disponível desde o final do ano passado mas ainda não conquistou o sucesso esperado.

A Hyundai afirma que o modelo se mantém fácil de manobrar nas cidades, apesar do seu tamanho a visibilidade interior é boa e o SUV familiar parece um carro em termos de condução. A suspensão foi cuidada com o objectivo de que independente do estado do piso os seus ocupantes se mantenham confortáveis e estáveis, visto que a segurança foi um factor importante no seu desenvolvimento.

A nível de performance a nova geração do Santa Fé aproxima-se do seu “irmão” e rival Kia Sorento. Para o mercado nacional o novo Hyundai Santa Fé apresenta duas motorizações, um 2.0 litros de 150 cv e 400 Nm e um 2.2 litros CRDI de 200 cv e 440 Nm. Tem ainda quatro modos de condução que adequam a necessidade da performance ao momento pretendido, Comfort, Eco, Sport e Smart, dependendo se o condutor quer mais performance ou mais economia de combustível.

Para as viagens serem mais confortáveis o novo Santa Fé conta com várias comodidades, como o sistema de head-up display que projecta no vidro as mais variadas informações relativas para o condutor como a velocidade, cruise control e GPS. O conforto também se sente nos lugares do novo Santa Fé que contam com bastante espaço, incluindo os da terceira fila.

Os acabamentos do interior apresentam bastante qualidade e detalhe, como seria de esperar num modelo premium da marca sul coreana. O seu preço começa nos 41 mil euros podendo chegar aos 60 mil euros totalmente equipado e contando com os já conhecidos 7 anos de garantia.

Podem ainda ver o ensaio que o Hugo Marcos fez na apresentação do Hyundai Santa Fé em Espanha.